quarta-feira, 23 de junho de 2010

MÓDULO 01 PROVA N2 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 2

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

1. AS ATITUDES SEM QUALQUER FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA, COM BASE APENAS NA APARÊNCIA, NO COMPORTAMENTO OU NOS VALORES DE UM GRUPO SÃO ATITUDES:


·          discriminatórias.
·          desvalorizáveis.
·          preconceituosas.
·          individualistas.

2. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO DEFINE A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL?


·          Diversas posições hierarquizadas na sociedade.
·          União abrangente de todas as classes sociais.
·          Presença de tão-somente uma classe dominante.
·          Várias classes presentes na sociedade atual.

3. A QUE SE DEVE A SITUAÇÃO DE PROFUNDAS DESIGUALDADES SOCIAIS QUE AINDA VIVEMOS HOJE?


·          Inexistência de oportunidades.
·          Falta de interesse pelo estudo.
·          Grande concentração de renda.
·          Falta de estudo e educação de alguns.

4. QUANTO SE FALA DE INCLUSÃO NA ESCOLA, ACESSO À EDUCAÇÃO, PRECONCEITOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, A REFLEXÃO SOBRE OS PCNS GANHAM GRANDE IMPORTÂNCIA.




·         O que são os PCNs?

·          Pontes de Consciência Nacionais.
·          Partidos de Construção Nacionais.
·          Parâmetros Curriculares Nacionais.
·          Professores dos Colégios Nacionais.

5. UM CONTROLE SOCIAL NEGATIVO EXTERNO ORIGINA-SE:


·          na maneira de ser do indivíduo.
·          fora do indivíduo.
·          a partir do indivíduo.
·          em qualquer indivíduo.

6. A CULTURA NÃO É ALGO QUE POSSA SER DADA COMO PRONTA: ELA É DINÂMICA E ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA. ASSIM, AS MUDANÇAS SOCIAIS:


·          ocorrem em nível microestrutural, sem alterar contextos mais amplos.
·          são tipicamente históricas e independentes das ações humanas.
·          podem alterar a história de um grupo ou mesmo de toda humanidade.
·          ocorrem apenas por causa das contradições econômicas das sociedades.

7. A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROCURA DISCUTIR AS VÁRIAS REPRESENTAÇÕES QUE A SOCIEDADE TEM DO PROFESSOR E DA EDUCAÇÃO EM GERAL.




·         Para alguns, a educação é vista como um processo de transformação social. Nesse contexto, o professor pode ser visto como um:

·          profissional como outro qualquer.
·          agente dessa transformação.
·          profissional ao qual não cabe a função de transformar a sociedade.
·          indivíduo que, por ser mal remunerado, não participa das mudanças mais importantes da sociedade.

8. A MOBILIDADE VERTICAL ASCENDENTE INDICA QUE O INDIVÍDUO:


·          tende a abaixar na escala social.
·          intercala nos níveis da escala social.
·          tende a uma subida na escala social.
·          permanece onde está na escala social.

9. A PERDA DO PRESTÍGIO SOCIAL DA PROFISSÃO DE PROFESSOR, AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS, DEVE-SE PRINCIPALMENTE:


·          ao descaso do poder público com a educação.
·          à indisciplina e a má-educação das crianças.
·          ao baixo salário que as instituições pagam.
·          aos muitos empregos que o professor deve ter.

10. QUAL O MOTIVO DE, NO BRASIL, A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PASSAR A FAZER PARTE DO CURRÍCULO DOS ENSINOS MÉDIO E SUPERIOR NA DÉCADA DE 1930?


·          Busca por soluções para os problemas que estavam aparecendo na época.
·          Interesse dos alunos em uma disciplina que estudasse os fenômenos sociais.
·          Sugestão dos educadores e acatada pelo ministro da Educação da época.
·          Exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional da época.