segunda-feira, 27 de junho de 2011

MÓDULO 05 PROVA N3 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

Prova



  •  FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
  •  3
    • Quais as recomendações que o autor Luiz Percival Leme de Brito faz quanto ao livro didático e aos demais materiais didáticos industrializados?
      Observação do Professor:
      a resposta não atende ao solicitado
       0
      Quais são os fatores determinantes da ampliação dos índices de alfabetismo no Brasil. Justifique.
      Observação do Professor:
      a resposta atende parcialmente ao solicitado
       1
      "O texto literário, por suas características, é aquele em cuja forma há, normalmente, maior investimento subjetivo por parte do autor e sua leitura é instrutiva tanto do ponto de vista da descoberta da escrita como de conhecimento de mundo, o que justifica sua inserção privilegiada no universo escolar". Justifique a inserção de textos literários ao estudante, desde as séries iniciais.
      Observação do Professor:
      a resposta atende ao solicitado
       2
      João Wanderley Geraldi postulou uma concepção de ensino de língua-leitura e de escrita centrada em práticas lingüísticas, abandonando por completo a perspectiva de uma aprendizagem passiva e mecânica de um sistema e de um conjunto de regras. Explique como se deve dar a aprendizagem de uma língua.
      Observação do Professor:
      a resposta não atende ao solicitado
       0

MÓDULO 03 PROVA N4 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Prova



  •  ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
  •  8
    • Quais as características da pedagogia diretiva e da pedagogia não-diretiva destacando suas contradições?
      Observação do Professor:
      a resposta atende ao solicitado
       2
      Justifique a importância do planejamento para um professor da Educação Infantil.
      Observação do Professor:
      a resposta atende ao solicitado
       2
      Considerando que a Multidisciplinaridade e a Pluridisciplinaridade, são formas de organização curricular que buscam quebrar o isolamento das disciplinas, defina cada uma delas.
      Observação do Professor:
      a resposta atende ao solicitado
       2
      Defina Educação bancária e Educação progressista segundo Paulo Freire.
      Observação do Professor:
      a resposta atende ao solicitado
       2

sexta-feira, 17 de junho de 2011

MÓDULO 05 PROVA N1 TEORIAS DE CURRÍCULO

Prova



  •  TEORIAS DE CURRÍCULO
  •  8
    • Explique a frase: " O termo currículo é impreciso em sua concepção".
      Observação do Professor:
      Correta
       2
      " O currículo deve ser entendido como uma ferramenta conceitual que supõe sempre, de forma explícita ou tácita, uma resposta às perguntas: o que ensinar, como e porque?" A partir desta afirmação descreva 3 (três) tipos de decisão educativa que compõem um currículo de uma determiinada escola.
      Observação do Professor:
      Correta
       2
      Aponte e comente pelo menos três motivos pelos quais se afirma que é de fundamental importância uma reflexão sistemática sobre currículo nos cursos de formação de professores.
      Observação do Professor:
      Correta
       2
      Comente sobre a afirmação : " A nova Sociologia da Educação pôs em discussão todos os pressupostos do currículo, questionando suas determinações sociais e suas relações com a estrutura de poder na sociedade incidindo o foco de análise sobre o funcionamento interno da escolas" (FORQUIN, 1993)
      Observação do Professor:
      Correta
       2