domingo, 15 de abril de 2012

MÓDULO 08 PROVA N2 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1. Segue abaixo:


  • A alfabetização de adultos, vista como proposta de conscientização política, pressupõe que o educador seja, ele mesmo, um sujeito capaz de ler o mundo e o momento político e de traduzir isso para os seus alunos em forma de

  •  instrução.
  •  vivência.
  •  hipóteses.
  •  questionamentos.

2. Existem alguns pressupostos que são considerados básicos para a construção do perfil do profissional da educação;


  • um dos que merece destaque é aquele que faz o profissional doar-se e para o qual é receptivo na mesma intensidade, esse pressuposto corresponde

  •  à dedicação.
  •  ao envolvimento.
  •  à reflexão.
  •  ao compromisso.

3. A década de 1940 foi um período em que se começou a encarar o problema do analfabetismo, uma vez que o país entrou em um ritmo de redemocratização.


  • Segundo Bezerra e Rios, três modos de intervenção educativa, somados às novas contribuições que surgiram na fase de 1945-1964, vão repercutir sobre as práticas educativas desenvolvidas na década de 1960. São eles:

  •  a presença educativa da igreja na sociedade burguesa, a extensão rural e o desenvolvimento de comunidade.
  •  a presença educativa da política nos meios populares, a extensão urbana e o desenvolvimento de comunidade.
  •  a presença educativa da igreja nos meios populares, a extensão urbana e o desenvolvimento de comunidade.
  •  a presença educativa da igreja nos meios populares, a extensão rural e o desenvolvimento de comunidade.

4. Leia abaixo:


  • Quando trabalhamos com a alfabetização temos que levar em consideração a importância de garantirmos aos alunos a memorização de algumas palavras e textos. Nesse processo de alfabetização, costuma-se chamar essas palavras memorizadas de

  •  letras móveis.
  •  palavras móveis.
  •  letras estáveis.
  •  palavras estáveis.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

MÓDULO 08 PROVA N2 POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

1. As escolas públicas ou privadas que não privilegiam a qualidade e a formação do cidadão apresentam


  •  uma prática comprometida com o currículo de base comum nacional.
  •  o pensar e fazer compatíveis com a unidade de prática e teoria.
  •  uma prática em consonância com a comunidade escolar.
  •  uma prática que imprime a lei do Estado Mínimo.

2. Leia o texto abaixo:


  • O Plano Nacional de Educação é uma lei prevista na Constituição da República Federativa do Brasil e referenciada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, apresentando diretrizes e metas para os dez anos seguintes a fim de

  •  sintonizar-se com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos.
  •  acelerar a entrada do Brasil na comunidade internacional.
  •  contribuir para consolidar as metas da Declaração de Salamanca.
  •  cumprir acordo com o Banco Internacional de Desenvolvimento.

3. Observe:


  • A proposta de um modelo de competências ocupando lugar central nas políticas de educação profissional continua na pauta de discussões dos educadores. Em geral, as críticas, acentuam-se no contexto das mudanças para os novos paradigmas de produção capitalista, com esse modelo de competências, sendo visto como

  •  um incentivo à avaliação do desempenho.
  •  uma pedagogia adaptativa, servindo aos interesses do capital.
  •  um estímulo para todos os alunos trabalhadores.
  •  um modelo ideal de Projeto Político Pedagógico.

4. Há concordância entre o professorado de que a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) não agradou a categoria.


  • Uma das causas do descontentamento se encontra justificada

  •  na renovação dos parlamentares após a eleição de 1990.
  •  na retirada de pontos considerados fundamentais.
  •  nas mudanças de opinião por ocasião das votações.
  •  nas interpretações equivocadas de artigos.