sábado, 23 de junho de 2012

MÓDULO 09 PROVA N1 LITERATURA INFANTIL

Prova



  •  LITERATURA INFANTIL
  •  8
    • De acordo com Costa (2009) as fábulas deram origem ao simbolismo animal. Apresente, com suas palavras, alguns desses simbolismos.
      Observação do Professor:
      Correto.
       2
      De acordo com Costa (2009), a visão do papel do leitor tem mudado devido a estudos recentes ligados à recepção e à análise do discurso. Dessa forma, o leitor deixa de ter um papel secundário no ato de ler e passa a participar da formação de sentido do texto. Disserte, com suas palavras, como a individualidade de cada leitor passa a contribuir na produção de significados em um texto.
      Observação do Professor:
      Correto.
       2
      Para Costa (2009) é necessário que o professor torne a leitura, aos olhos da criança, interessante. Dessa forma, a escolha de poemas deve ser criteriosa. Descreva, com suas palavras, as características dos poemas que devem atrair mais as crianças.
      Observação do Professor:
      Correto.
       2
      A literatura infantil é composta de vários gêneros e subgêneros. De acordo com a classificação dos tipos textuais apresentados por Solé (1998 apud COSTA, 2009), explique, com suas palavras, por que um conto de fadas é considerado um tipo narrativo.
      Observação do Professor:
      Correto.
       2

MÓDULO 09 PROVA N1 ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR

Prova



  •  ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
  •  4.5
    • "O retrato constitui-se na representaçao de uma pessoa por meio do desenho, da pintura, da gravura, etc". Como pode ser feita a abordagem desse tema no ensino fundamental.
      Observação do Professor:
      Insuficiente.
       0.5
      Nas atividades escolares, como tem que ser encaminhado o trabalho com a música?
      Observação do Professor:
      Insuficiente.
       0.5
      Como podemos nos expressar através das artes visuais?
      Observação do Professor:
      Ótimo.
       2
      O que se entende por "encaminhamento metodológico" no trabalho com a arte?
      Observação do Professor:
      Satisfatório.
       1.5

terça-feira, 12 de junho de 2012

MÓDULO 09 PROVA N2 LITERATURA INFANTIL

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

LITERATURA INFANTIL

1. Observe abaixo:



  • A leitura tem sido discutida intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que

  •  a carência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela.
  •  a literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto pela leitura.
  •  os professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa imagem da leitura.
  •  somente os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.

2. Há cinco concepções de leitura. Assinale a alternativa que aponta alguma dessas concepções.


  •  A leitura é todo ato consciente de explicação dos sentidos das frases.
  •  A leitura pode ser entendida como decodificação.
  •  O texto é repositório apenas de mensagens.
  •  O texto é entendido apenas como um conjunto de elementos lexicais.

3. Qual é a principal função do conhecimento e trabalho com as formas narrativas de retomada da tradição, do cotidiano e de aventuras?


  •  Contribuir para o desenvolvimento da capacidade imaginativa e intelectual do leitor.
  •  Explorar a diferença entre texto e imagem.
  •  Saber distinguir o cômico e o humor.
  •  Apresentar ao leitor livros mais interessantes.

4. Assinale a alternativa que explica a razão da literatura infantil ter caráter de ensinamento e de moralização.


  •  As narrativas servem para representar, em personagens, a vida do homem e, nos conflitos, as relações entre os humanos.
  •  O moralismo deve-se a um momento histórico em que, com a falta de livros sobre moral e comportamentos, a literatura exerceu esse papel.
  •  Os objetivos de comunicar e convencer fazem com que a literatura também busque convencer os leitores sobre quais são as melhores condutas.
  •  O caráter simbólico da literatura favorece a função moralizadora, já que tratar do comportamento humano transcende realidades históricas.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

MÓDULO 08 PROVA N1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Prova



  •  AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
  •  6
    • Qual a relação da avaliação para o processo de construção do conhecimento? Pag.181
      Observação do Professor:
      resposta parcial
       1
      Explique dois instrumentos de observação da aprendizagem.
      Observação do Professor:
      correto
       2
      Qual o sentido da avaliação para a aprendizagem dos alunos? Pag.181
      Observação do Professor:
      resposta parcial
       1
      Comente sobre o Portfólio como uma modalidade de avaliação.
      Observação do Professor:
      correto
       2

MÓDULO 08 PROVA N1 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Prova



  •  AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
  •  5
    • O que é o ENEM? Qual o principal objetivo do ENEM?
      Observação do Professor:
      resposta parcial
       1.5
      Qual a conceituação de competência para o ENEM?
      Observação do Professor:
      resposta não atende ao solicitado
       0
      O que é o SAEB? Qual o principal objetivo do SAEB?
      Observação do Professor:
      resposta parcial
       1.5
      Quais são as competências, que geraram os descritores do desempenho do aluno, para o nível básico?
      Observação do Professor:
      correto
       2