domingo, 21 de abril de 2013

MÓDULO 12 PROVA N2 HISTÓRIA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 1.5

HISTÓRIA, POLÍTICA E SOCIEDADE

1. Putting-out system é um sistema


  •  que distribui os trabalhadores em diferentes tarefas.
  •  em que os horários são impostos aos trabalhadores.
  •  de trabalho com as tarefas executadas em domicílio.
  •  em que os trabalhadores ficam juntos na manufatura.

2. O movimento ludista teve como objetivo


  •  punir os maus patrões destruindo as máquinas.
  •  pregar que o trabalho é uma atividade útil.
  •  lutar contra o trabalho camponês nos feudos.
  •  punir trabalhadores que não aderiam às greves.

3. No seu quadro Noite Estrelada, Van Gogh buscou


  •  distorcer o que via para ser diferente dos outros pintores.
  •  cores e luzes, mostrando que podia fazer mais do que via.
  •  cores e luzes para mostrar como a realidade era sentida.
  •  uma relação apropriada, mas destacou o azul e o amarelo.

4. A IGREJA PROIBIA A USURA PORQUE:


  •  os pobres não teriam dinheiro para pagar os empréstimos.
  •  os reis não tinham condições de pagar os juros tão altos.
  •  o comerciante estava vendendo algo que não lhe pertencia.
  •  de qualquer maneira ela não gostava dos comerciantes.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

FAE TV | Diálogos Acadêmicos - 2.ª edição (Parte 04)



Publicado em 04/04/2013
Tema: Psicopedagogia, Psicomotricidade, Inclusão e Diversidade
Convidados: Lilian Caron, Sandra Cornelsen, Geraldo Peçanha de Almeida
Apresentação: Daniel Delgado e Regina Luque
Produção: Regina Luque

FAE TV | Diálogos Acadêmicos - 2.ª edição (Parte 03)



Publicado em 04/04/2013
Tema: Psicopedagogia, Psicomotricidade, Inclusão e Diversidade
Convidados: Lilian Caron, Sandra Cornelsen, Geraldo Peçanha de Almeida
Apresentação: Daniel Delgado e Regina Luque
Produção: Regina Luque

FAE TV | Diálogos Acadêmicos - 2.ª edição (Parte 02)



Publicado em 04/04/2013
Tema: Psicopedagogia, Psicomotricidade, Inclusão e Diversidade
Convidados: Lilian Caron, Sandra Cornelsen, Geraldo Peçanha de Almeida
Apresentação: Daniel Delgado e Regina Luque
Produção: Regina Luque

FAE TV | Diálogos Acadêmicos - 2.ª edição (Parte 01)



Publicado em 04/04/2013
Tema: Psicopedagogia, Psicomotricidade, Inclusão e Diversidade
Convidados: Lilian Caron, Sandra Cornelsen, Geraldo Peçanha de Almeida
Apresentação: Daniel Delgado e Regina Luque
Produção: Regina Luque

Tema: Psicopedagogia, Psicomotricidade, Inclusão e Diversidade

Tema: Psicopedagogia, Psicomotricidade, Inclusão e Diversidade
Convidados: Lilian Caron, Sandra Cornelsen, Geraldo Peçanha de Almeida
Apresentação: Daniel Delgado e Regina Luque
Produção: Regina Luque


FAE TV | Diálogos Acadêmicos - 2.ª edição (Parte 01)




FAE TV | Diálogos Acadêmicos - 2.ª edição (Parte 02)




FAE TV | Diálogos Acadêmicos - 2.ª edição (Parte 03)




FAE TV | Diálogos Acadêmicos - 2.ª edição (Parte 04)




FAE TV | Diálogos Acadêmicos - 2.ª edição (Parte 05)



quinta-feira, 4 de abril de 2013

MÓDULO 12 PROVA N2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA

1. OS MITOS DE ORIGEM SÃO IMPORTANTES PARA A CRIANÇA, POIS POSSIBILITAM QUE ELA TENHA CONTATO COM A CULTURA UNIVERSAL E PERCEBA QUE ELES:


  •  contam sempre a mesma história e nunca apresentam variação de uma cultura para a outra, demonstrando a forte unidade da espécie humana, de modo que estudar um mito de um povo é suficiente para se conhecer todos os mitos de todos os povos em qualquer época histórica.
  •  nasceram de uma necessidade de vários povos perpetuarem a sua história e, portanto, não se apresentam de forma neutra, mas se impõem, justificam-se, legitimam projetos, regras, condutas determinantes nas identidades culturais de pessoas, grupos, países e sociedades.
  •  são invenções sem fundamentos, e as histórias nunca se relacionam com elementos que fazem parte do cotidiano do povo que os criou e por isso devem ser lidos como diversão, e nunca como uma forma de transmissão de conhecimento - o qual deve ser procurado em outras fontes, mais confiáveis.
  •  são histórias produzidas pelos diferentes povos do planeta e podem ser provadas as verdades que contam por meio de experiências científicas, realizadas em laboratórios - e isso demonstra como o arcaico e o moderno se somam, comprovando a unidade da espécie humana.

2. LEIA ABAIXO:



  • É importante que as crianças percebam que os diferentes grupos humanos se organizam de maneira diversa e por isso constroem culturas próprias. Para isso, o professor deve:

  •  buscar mostrar às crianças que essas diferenças existem, mas que alguns grupos humanos são mais importantes do que outros, pois desenvolveram tecnologia mais avançada e são mais poderosos.
  •  construir trabalhos que mostrem a necessidade de se eliminar essas diferenças culturais que tanto atravancam o pleno e livre desenvolvimento cultural e econômico da sociedade sem discutir por que elas existem.
  •  organizar trabalhos que levem as crianças a conhecer a existência de povos de espaços geográficos diferentes, em épocas diferentes, pertencentes a grupos culturais distintos, e que elas os respeitem.
  •  organizar trabalhos que levem à consolidação de posturas preconceituosas por parte das crianças diante de culturas diferentes e de seus estranhos e amplamente questionáveis modos de vida.

3. NO ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO,



  • é importante que sejam esclarecidas as diferenças e semelhanças entre os modos de produção das necessidades humanas. Assinale a alternativa que indica os principais modos de produção desenvolvidos pela humanidade.

  •  Artesanato, manufatura e indústria.
  •  Animal, vegetal e mineral.
  •  Artesanato, circulação e indústria.
  •  Indústria, construção e comunicação.

4. EXISTEM DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.



  • A partir desses registros, os historiadores podem estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou de documentos históricos, podemos afirmar que:

  •  são registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material, produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores.
  •  são invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.
  •  trazem poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes, tais registros estão danificados pela ação do tempo.
  •  são registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos, com o propósito de serem estudados pelas historiadores.