sábado, 29 de novembro de 2014

Psicopedagogia - Trocando Reflexões II Seqüência: Intervenções relacionadas com a família.

Caro aluno, 

Procure relacionar a concepção que você construiu sobre desenvolvimento e sobre a participação da família neste processo e as possibilidades de intervenção em relação à família, nos problemas de aprendizagem.

Vale destacar, que sua participação será avaliada, ok?

Aguardo você!

Psicopedagogia - Verificando a Aprendizagem II Intervenções relacionadas com a família

Caro aluno, 

Considerando que o objetivo desta atividade é verificar o que você pode aprender, analise as afirmações abaixo e indique se as mesmas são falsas ou verdadeiras. Justifique sua resposta.

1 - A orientação aos pais no processo de intervenção psicopedagógica é um processo suplementar, porque o foco mais importante deve ser a criança que não aprende e que deve ser ajudada pelo psicopedagogo a resgatar sua condição de aprendiz 

Verdadeiro ( ) Falso ( ) 
Justifique.

2 – Todas as mães e pais, com um processo de orientação podem modificar sua conduta em relação aos filhos e ampliar a possibilidade de cumprir sua função educativa.

Verdadeiro ( ) Falso ( ) 
Justifique. 

Psicopedagogia - Verificando a Aprendizagem III Resposta Intervenção com professores

Caro aluno, 

As questões apresentadas nessa atividade pretendem dar a você a possibilidade de sistematizar informações contidas no texto apresentado na unidade que acabamos de concluir. Lembre-se que esta atividade vale até 0,7 pontos. Sendo necessário, volte ao texto lido. Bom trabalho! . 

1 - Sistematize as principais características da síndrome de Bournot. 

2 - Sistematize as características de professores potenciadores de desenvolvimento e aprendizagem em seus alunos. 

3 - Indique as diferenças encontradas por Carnoy na comparação de escolas no Brasil e Cuba. 

4 - Em que espaços o psicopedagogo pode organizar intervenções com professores?

As questões apresentadas nessa atividade pretendem dar a você a possibilidade de sistematizar informações contidas no texto apresentado na unidade que acabamos de concluir. Lembre-se que esta atividade vale até 0,7 pontos. Sendo necessário, volte ao texto lido. Bom trabalho! . 

1 - Sistematize as principais características da síndrome de Bournot. 
A palavra síndrome designa um conjunto de sintomas, que podem ser físicos, psíquicos, de comportamento etc. No caso da Síndrome de Burnout, os sintomas mais expressivos são: crescimento da fadiga constante, distúrbios de sono, dores musculares, dores de cabeça e enxaquecas, problemas gastrointestinais, respiratórios, cardiovasculares. Em mulheres, as alterações no ciclo menstrual são um sintoma físico importante. Além desses, existem sintomas psicológicos como: dificuldade de concentração, lentificação ou alteração do pensamento, sentimentos negativos sobre o viver, trabalhar e ser, impaciência, irritabilidade, baixa autoestima, desconfiança, depressão, em alguns casos paranoia. A partir desses sintomas, o sujeito acometido pela Síndrome de Burnout desenvolve comportamentos como: negligência ou perfeccionismo, agressividade nas relações cotidianas, perda da flexibilidade emocional e da capacidade de relaxar e planejar. Além disso, tende ao isolamento, à perda de interesse pelo trabalho e outras atividades. Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/sindrome-burnout.htm
No nosso material a síndrome de Bournot é descrita como a síndrome da desistência ou o sentimento de impotência muitas vezes experimentado pelo professor pode ainda ser considerado como um estado de exaustão resultado de um trabalho intenso e exaustivo que desconsidera as necessidades do trabalhador. Também considerada como uma reação a tensão emocional prolongada resultante de uma atenção constante e grandes responsabilidades a cada tarefa do trabalho. Em resumo envolve o afetivo, ocorre o desgaste, não suporta, a tensão e exigências e acaba desistindo. O material do Brasil Escola está melhor detalhada as características.

2 - Sistematize as características de professores potenciadores de desenvolvimento e aprendizagem em seus alunos. 
Uma concepção adequada do desenvolvimento humano e da aprendizagem; a valorização que davam a sua formação e a sua atividade profissional; a intencionalidade e a motivação para  seguir superando-se em um processo de formação continuada; a intencionalidade da ação educativa e o domínio que o professor tem do conteúdo que ensina.

3 - Indique as diferenças encontradas por Carnoy na comparação de escolas no Brasil, Chile e Cuba. 
Em Cuba a turma trabalha mais e as perguntas do educador levam todos a pensar e não há perda de tempo chamando a atenção dos alunos. A formação dos professores é de melhor qualidade o que demonstra nos alunos que se formam.
No caso do Brasil verificou o tempo dedicado ao trabalho em grupo, o problema é que os alunos mesmo sentados juntos não interagem para resolver problemas matemáticos. Utiliza muito tempo com cópia e perguntas repetitivas. A educação básica é fraca.
4 - Em que espaços o psicopedagogo pode organizar intervenções com professores? 

No plano institucional e preventivo, na medida em que ele pode contribuir com  a formação inicial, continuada e em serviço ao professores.

Psicopedagogia - Trocando Reflexões IV Respostas Os meios de comunicação e o processo de aprendizagem

Caro aluno,

Com o progresso dos recursos da tecnologia da comunicação e da informação a quantidade e o acesso à informação ficaram mais fáceis e a quantidade de informação disponível consideravelmente ampliada. Dessa forma, o desafio da escola não é o de dar a informação, mas auxiliar o estudante a selecionar e refletir sobre a informação selecionada. Para realizar este exercício, procure no site da Associação Brasileira de Psicopedagogia ou no Google, cruzando termos como mídia e aprendizagem ou problemas de aprendizagem ou TCIs e problemas de aprendizagem, escolha um dos artigos que você encontrar para ler e comente em que o artigo o ajudou como futuro psicopedagogo.   
Participe, ok!

TICs e Problemas de Aprendizagem
O Impacto das TIC no Sucesso Educativo de Alunos com Autismo
O ensino das pessoas com NEE, nomeadamente as pessoas com autismo revela-se um desafio para os seus educadores, desafio esse que pode ser influenciado positivamente pela formação dos seus educadores e familiares e pelo recurso a métodos virados para as novas tecnologias. Nesse sentido é fundamental estudar os modelos e as novas tecnologias mais abrangentes e adequadas a este tipo de instrução. Convém salientar que o computador constitui a base de várias soluções sendo, por si só, já uma vantagem óbvia, como por exemplo, na utilização da internet, de hipertexto de hipermídia que beneficiam, em maior ou menor dimensão, a exploração interativa em qualquer tipo de NEE. As aplicações de produtividade, comuns com as suas várias opções, podem ser um auxílio em variadas situações, assim como diferentes tipos de software pedagógico.
  • TICs
  • Browser ZAC Browser - Zone for Autistic Children, um inovador browser que possui uma interface agradável, com uma navegação simples e ajustada às necessidades deste grupo específico.
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem
  • Simuladores de Situações Reais
A utilização do computador permite criar num ambiente não ameaçador e reduz o receio de fracasso perante o próprio e os outros. Possibilita, portanto, a promoção da autoestima e confiança. Proporciona ainda um trabalho colaborativo e de interação social. As TIC podem ser utilizadas pelo autista de forma autônoma, com auxilio ou em parceria, possibilitando assim a aquisição de regras inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, tal como saber esperar, dar a vez e realizar uma atividade partilhada. Conclui-se, portanto que poderão auxiliar a ultrapassar dificuldades na generalização de aprendizagens de atenção e motivação. Utilizando simuladores da realidade, o autista pode errar e aprender em situações controladas, afastado assim dos perigos da realidade.
Minha consideração ao ler a dissertação de mestrado da Raquel Pinho Pires foi à confirmação do que aprendi no começo do curso de psicopedagogia as vantagens na utilização das TICs para alunos com problemas de aprendizagem. Tive a oportunidade de utilizar a tecnologia para estimular uma criança autista não verbal a escrever a mesma não utilizava papel, mas se adaptou bem com o mouse e o programa com isso começou a reproduzir as primeiras letras assim que conseguiu o domínio começou a utilização do site do Google para estimular a escrita adquirida procurando por informações do seu interesse o repertório de palavras aumentou e com este avanço consegui introduzir assuntos que não englobavam somente o seu foco da estereotipia mental, mas muitos outros assuntos. Com o tempo conseguiu fazer uso do papel. Como descrito acredito na importância das TICs para sanar os problemas de aprendizagem.

Psicopedagogia - Verificando a Aprendizagem IV Resposta Os meios de comunicação e o processo de aprendizagem

Caro aluno,
1 - Procure estabelecer uma relação entre as características apresentadas por alunos com dificuldade em matemática e as condições da contemporaneidade.
2 - Analise o desafio constituído para os processos de aprendizagem pela ampliação do volume de informações disponíveis a partir do avanço da tecnologia. Procure argumentar com ideias encontradas no texto oferecido por esta unidade ou em algum artigo que você tenha encontrado na atividade Trocando Reflexões. 
 Boa atividade! 

1 - Procure estabelecer uma relação entre as características apresentadas por alunos com dificuldade em matemática e as condições da contemporaneidade.
As características dos alunos com dificuldade em matemática apresentam atenção concentrada reduzida, instabilidade emocional, dificuldade de organizar os passos na realização das atividades, baixa tolerância à frustração, atenção concentrada reduzida gera uma relação de igualdade se consideramos a praticidade como a marca da contemporaneidade e que a tolerância reduzida à frustração, assim como a tendência a buscar rapidamente a solução podem ser resultados destas condições.

2 - Analise o desafio constituído para os processos de aprendizagem pela ampliação do volume de informações disponíveis a partir do avanço da tecnologia. Procure argumentar com ideias encontradas no texto oferecido por esta unidade ou em algum artigo que você tenha encontrado na atividade Trocando Reflexões. 
O desafio que vejo seria se ampliar muito o volume de informação sem direcionar um conteúdo coerente acaba prejudicando em vez de trazer algo positivo, pois o aluno não absorverá o conteúdo fazendo com que ocorra o inverso do esperado.

A ampliação do acesso a informação que ocorre atualmente, no qual se verifica uma aceleração vertiginosa do volume de informação disponíveis a qualquer pessoa, leva a uma reflexão sobre o impacto dessas informações para o aluno e a partir disso pode afirmar que qualquer informação é melhor que nenhuma além de ser um dado para o conhecimento, mas não é o conhecimento em si. 

Psicopedagogia - Trocando Reflexões III Resposta Intervenção com professores.

Caro aluno, 

A partir de sua experiência enquanto docente ou na sua observação de outros professores, pense na seguinte questão: O professor demonstra facilidade para perceber a sua ação educativa ou a sua forma de ensinar como condição explicativa dos problemas de aprendizagem dos alunos? 

Boa reflexão!


Meu relato será em base de observação de outros professores o professor A tem nove anos de tempo de serviço e o professor B tem menos tempo de serviço, mas possui capacitação na área da Inclusão, então começo narrando que o professor A não demonstrou facilidade para perceber a sua ação educativa colocando a culpa da falta de aprendizagem do aluno em questão da sua síndrome e alegando para a família que o aluno não aprenderia em forma de desabafo, houve a troca de professor a pedido da família, e o professor B conseguiu fazer com que o aluno aprendesse utilizando o que a família relatou sobre as características do aluno e adaptando as tarefas de forma coerente. A característica que chama atenção do professor B é que o mesmo reavaliou a forma de ensinar e fez uma adaptação coerente para o problema de aprendizagem do aluno sendo isso um exemplo de condição explicativa do problema de aprendizagem. Pois todos são capazes de aprender, mas a forma de ensinar tem que ser adaptada aos problemas de aprendizagem de cada aluno. Não adianta achar os culpados, pois o problema não se soluciona apontando alguém ou alguma coisa, mas sim achando uma diretriz como linha de pensamento para solucionar o problema. O que o professor B fez com maestria isso acredito provavelmente visto que o mesmo estava melhor capacitado para atuar junto ao aluno deficiente.


sábado, 22 de novembro de 2014

Associação Brasileira de Psicopedagogia

http://www.abpp.com.br/

Psicopedagogia - Verificando a Aprendizagem IV

Caro aluno,

1 - Procure estabelecer uma relação entre as características apresentadas por alunos com dificuldade em matemática e as condições da contemporaneidade.

2 - Analise o desafio constituído para os processos de aprendizagem pela ampliação do volume de informações disponíveis a partir do avanço da tecnologia. Procure argumentar com ideias encontradas no texto oferecido por esta unidade ou em algum artigo que você tenha encontrado na atividade Trocando Reflexões. 


 Boa atividade! 

Psicopedagogia - Trocando Reflexões IV Seqüência: Os meios de comunicação e o processo de aprendizagem

Caro aluno,

Com o progresso dos recursos da tecnologia da comunicação e da informação a quantidade e o acesso à informação ficaram mais fáceis e a quantidade de informação disponível consideravelmente ampliada. Dessa forma, o desafio da escola não é o de dar a informação, mas auxiliar o estudante a selecionar e refletir sobre a informação selecionada. Para realizar este exercício, procure no site da Associação Brasileira de Psicopedagogia ou no Google, cruzando termos como mídia e aprendizagem ou problemas de aprendizagem ou TCIs e problemas de aprendizagem, escolha um dos artigos que você encontrar para ler e comente em que o artigo o ajudou como futuro psicopedagogo.   

Participe, ok!

Psicopedagogia - Verificando a Aprendizagem III


Caro aluno,

As questões apresentadas nessa atividade pretendem dar a você a possibilidade de sistematizar informações contidas no texto apresentado na unidade que acabamos de concluir. Lembre-se que esta atividade vale até 0,7 pontos. Sendo necessário, volte ao texto lido. Bom trabalho! .

1 - Sistematize as principais características da síndrome de Bournot.

2 - Sistematize as características de professores potenciadores de desenvolvimento e aprendizagem em seus alunos.

3 - Indique as diferenças encontradas por Carnoy na comparação de escolas no Brasil, Chile e Cuba.

4 - Em que espaços o psicopedagogo pode organizar intervenções com professores? 

Boa atividade! 

Psicopedagogia - Trocando Reflexões III Seqüência: Intervenção com professores.


Caro aluno,

A partir de sua experiência enquanto docente ou na sua observação de outros professores, pense na seguinte questão: O professor demonstra facilidade para perceber a sua ação educativa ou a sua forma de ensinar como condição explicativa dos problemas de aprendizagem dos alunos?

Boa reflexão!