quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PSICOPEDAGOGIA Prova Presencial

Cursos:
  • Recursos Tecnológicos e Praticas Educativas - POS EAD
  • Unidade I - Aspectos fundamentais de Informática na Educação

  • Unidade II - Representação do conhecimento

  • Unidade III - Ambientes Virtuais de Aprendizagem

  • Diagnostico dos Problemas de Aprendizagem - POS EAD
  • Fundamentos epistemológicos do diagnóstico no campo da Psicopedagogia

  • Como buscar a informação para o diagnóstico dos problemas de aprendizagem

  • A dimensão cognitiva dos problemas de aprendizagem

  • A dimensão afetiva e psicomotora dos problemas de aprendizagem

  • Intervenção em Problemas de Aprendizagem - POS EAD
  • Diagnóstico e Intervenção: a especificidade da ação interventiva

  • Intervenções relacionadas com a família

  • Intervenção com professores

  • Os meios de comunicação e o processo de aprendizagem



Olá pessoal fiz a prova presencial com 18 questões: sendo 11 questões de verdadeiro ou falso; 5 questões de alternativa a-b-c-d; 2 questões que admitiam três respostas. 

A prova tem no mínimo de tempo de 30min e máximo de 2hs para execução, no final depois do envio você clica em ok e aparece o que você acertou ou errou já fica sabendo do resultado.

As perguntas estavam todas misturadas e não separadas por disciplina. Somente não gostei da questão do HTP pois somente estudei pelas apostilas em PDF do curso, não cheguei a ver o manual de HTP.

Você acessa seu blackboard fazendo login como sempre e depois tem um link ao lado da "área do aluno" que é "meus cursos" onde está a prova presencial então o tutor do polo lhe dá uma senha para entrar na prova. Link para acessar a prova (Funções de Cursos em que você está: Aluno Avaliação Presencial Pós-Graduação – 2º Semestre/2014).

O blackboard vale 4,00 e a prova presencial vale 6,00 totalizando temos a nota máxima 10 pontos.

Pergunta 1 A diferença entre a intervenção psicopedagógica e psicoterápica está em que: Na primeira o foco do trabalho está no processo de aprendizagem.
Verdadeiro| Falso

Pergunta 2 Segundo Demo, P. (2008) “TICs e EDUCAÇÃO”.
Disponível em: http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html. [link apenas para referência, não precisa consultar] Data da Consulta: 22/03/2014, podemos afirmar que: Toda proposta que investe na introdução das TICs na escola só pode dar certo passando pelas mãos dos professores. O que transforma tecnologia em aprendizagem, não é a máquina, o programa eletrônico, o software, mas o professor. 
 Verdadeiro| Falso

Pergunta 3 As investigações sobre a Síndrome de Bournot indicam que esta ocorre somente em trabalhadores pouco inteligentes.
Certo| Errado

Pergunta 4 Conforme Demo, P. (2008) “TICs e EDUCAÇÃO”.
Disponível em: http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html. [link apenas para referência, não precisa consultar] Data da Consulta: 22/03/2014, pode-se afirmar que: A mente humana, em sua dinâmica auto-referente e autopoiética, não reproduz, transmite, copia conhecimento, mas o desconstrói e reconstrói, interminavelmente.
 Verdadeiro| Falso

Pergunta 5 A tarefa essencial do psicopedagogo em um diagnóstico explicativo consiste em: escolher instrumentos ou formas de coletar dados adequados para verificar o funcionamento cognitivo do sujeito.
Verdadeiro| Falso

Pergunta 6 A entrevista para a reconstrução da dinâmica do desenvolvimento proposta por Arias Beatón, difere da anamnese clássica porque: A anamnese procura compreender os significados, para o sujeito, dos fatos que o sujeito relata a partir de sua memória e não obedece a seqüência de etapas evolutivas do sujeito.
 Verdadeiro| Falso

Pergunta 7 Pelo que foi estudado na disciplina que trata de tecnologia e educação, selecione quais dos sites abaixo são considerados repositórios de objetos de aprendizagem:
                a.            Twitter.
                b.            Portal do Professor, mantido pelo MEC.
                c.            Portal MERLOT.
                d.            Projeto Labvirt - Faculdade de Educação da USP.

Pergunta 8 Na experiência realizada na Alemanha sobre formação de professores verificou-se como condição importante: a orientação oferecida aos recém formados nos dois primeiros anos de atividade.
 Verdadeiro| Falso

Pergunta 9 Alguns Ambientes Virtuais de Aprendizagem são:
                a.            Teleduc
                b.            Google e Orkut
                c.            Blackboard
                d.            Moodle

Pergunta 10 Os galhos da árvore e os braços da figura humana indicam:
                a.            A possibilidade que o sujeito tem de interagir e estabelecer trocas com o ambiente.
                b.            O grau que a fantasia ocupa na vida do sujeito.
                c.            A auto – estima do sujeito.
                d.            Os recursos que o sujeito tem para retirar da realidade a satisfação de suas necessidades.

Pergunta 11 Segundo Demo, P. (2008) “TICs e EDUCAÇÃO”.
Disponível em: http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html. [link apenas para referência, não precisa consultar] Data da Consulta: 22/03/2014, podemos afirmar que: Estudar, pesquisar, elaborar são atividades que expressam potencialidades profundas de aprendizagem e que podem ser feitas em qualquer lugar e tempo, sob orientação.
 Verdadeiro| Falso

Pergunta 12 O progresso das técnicas de comunicação e informação criou novos contextos de ensino e aprendizagem. Face a este progresso assinale a alternativa falsa:
                a.            Não existem diferenças entre alunos e professores no formato presencial e a distância.
                b.            Os alunos precisam desenvolver novos recursos face às exigências dos cursos a distância.
                c.            As pesquisas sugerem uma forma de combinar cursos presenciais a distância.
                d.            Os professores precisam ajustar seus recursos para trabalhar no formato a distância.

Pergunta 13 Filidoro e Castorina, analisando a especificidade do diagnóstico psicopedagógico apontam:
                a.            o valor da ignorância que nos convoca para a investigação
                b.            O papel de reconhecer nossa ignorância sobre o sujeito
                c.            O valor da interdisciplinaridade, a coragem de abandonar certezas e o valor da ignorância
                d.            O valor da interdisciplinaridade

Pergunta 14 O diagnóstico dos problemas de aprendizagem é concebido como:
                a.            Um processo de construção de conhecimento que tem como objetivo principal classificar o sujeito.
                b.            Um processo de construção de conhecimento que tem como objetivo principal auxiliar o sujeito a resgatar sua condição de aprendiz.
                c.            Um processo de construção de conhecimento que tem como objetivo principal orientar o professor.
                d.            Um processo de aplicação de instrumentos para coletar dados da personalidade do sujeito.

Pergunta 15 A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) permite: Verificar o que o sujeito aprendeu, como aprendeu e os vínculos que estabeleceu com o conhecimento.
 Verdadeiro| Falso

Pergunta 16 Dada a complexidade do processo de aprendizagem e intervenção em problemas de aprendizagem deve considerar apenas a criança. Esta sentença é verdadeira ou falsa? Verdadeiro |Falso

Pergunta 17 A intervenção em problemas de aprendizagem deve ser realizada:
                a.            Só com a família
                b.            Só com o sujeito
                c.            Com a criança e outras pessoas envolvidas no processo
                d.            Só com a escola

Pergunta 18 Conforme Demo, P. (2008) “TICs e EDUCAÇÃO”.
Disponível em: http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html. [link apenas para referência, não precisa consultar] Data da Consulta: 22/03/2014, podemos afirmar que: As TICs não apenas facilitam acessos e interatividades. Elas são expressões próprias dessas habilidades. Daí a importância extrema de envolver as TICs em ambientes educacionais, não apenas para que estes se tornem tecnologicamente corretos, mas também para que as plataformas tecnológicas signifiquem novas oportunidades de aprender e formar-se.
Verdadeiro| Falso

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Verificando a Aprendizagem II Intervenções relacionadas com a família Verificando a Aprendizagem II

Caro aluno, 

Considerando que o objetivo desta atividade é verificar o que você pode aprender, analise as afirmações abaixo e indique se as mesmas são falsas ou verdadeiras. Justifique sua resposta.

1 - A orientação aos pais no processo de intervenção psicopedagógica é um processo suplementar, porque o foco mais importante deve ser a criança que não aprende e que deve ser ajudada pelo psicopedagogo a resgatar sua condição de aprendiz 

Verdadeiro ( ) Falso ( ) 
Justifique.

2 – Todas as mães e pais, com um processo de orientação podem modificar sua conduta em relação aos filhos e ampliar a possibilidade de cumprir sua função educativa.

Verdadeiro ( ) Falso ( ) 
Justifique. 

processo suplementar, porque o foco mais importante deve ser a criança que não aprende e que deve ser ajudada pelo psicopedagogo a resgatar sua condição de aprendiz. 

Verdadeiro (  ) Falso (x) 

Justifique. Porque a família é importante no processo de aprendizagem a qual causa grande diferença neste percurso para a resolução do problema de aprendizagem então a orientação a família é sim um processo importante e tem que ser feito em conjunto com outras medidas.

2 – Todas as mães e pais, com um processo de orientação podem modificar sua conduta em relação aos filhos e ampliar a possibilidade de cumprir sua função educativa.

Verdadeiro (x) Falso (  ) 

Justifique. Muitos pais, às vezes, pensam que os filhos têm alguns comportamentos indesejáveis propositalmente apenas para irritá-los, mas isso nem sempre corresponde à verdade. É importante que os pais prestem atenção às expectativas em relação aos comportamentos apresentados por seus filhos. Há comportamentos que os pais desejam e os comportamentos que os pais podem esperar. Durante os atendimentos com o psicopedagogo, alguns pais relatam que os filhos apresentam comportamentos indesejáveis que os incomodam muito e que não sabem como fazer para lidar com os filhos, nesses casos, ou como transformar seus hábitos comportamentais sendo assim o psicopedagogo pode orientar sua conduta em relação aos filhos facilitando a função educativa.


Fórum: Trocando Reflexões II Seqüência: Intervenções relacionadas com a família.

Caro aluno, 

Procure relacionar a concepção que você construiu sobre desenvolvimento e sobre a participação da família neste processo e as possibilidades de intervenção em relação à família, nos problemas de aprendizagem.

Vale destacar, que sua participação será avaliada, ok?

Aguardo você!



O primeiro suporte do aluno é a família esse inicio de interação e onde encontramos modelos sociais de cultura, comportamento, religião, definição de certo e errado, entre muitos outros tópicos.
É importante a família presente no desenvolvimento escolar do aluno pois a mesma contribui diretamente com o que o aluno faz no âmbito social e educacional. Quando a criança tem um bom vínculo familar, o que não depende de como a família é organizada estruturalmente, pode se ver que torna mais fácil desenvolver a aprendizagem, já que a criança não leva nenhum problema familiar para a escola.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) em seus artigos determina: Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Portanto, é inquestionável se a família deve interferir ou não no âmbito educacional, tendo em vista a sua fundamental participação. A família possui papel importante para a evolução educacional do aluno, e nenhum dos problemas familiares devem interferir no processo educacional.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Revisar envio do teste: Verificando a Aprendizagem I

 

Conteúdo

UsuárioCristina Aparecida Pires CAMPUS VIRTUAL_1400114
CursoIntervencao em Problemas de Aprendizagem - POS EAD
TesteVerificando a Aprendizagem I
Iniciado01/12/14 23:13
Enviado01/12/14 23:18
StatusCompletada
Resultado da tentativa0,7 em 0,7 pontos  
Tempo decorrido4 minutos
Resultados exibidosTodas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Feedback
  • Pergunta 1

    0,14 em 0,14 pontos
    Considerando as relações entre diagnóstico e intervenção nos problemas de aprendizagem, assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretad.
    a relação entre diagnóstico e intervenção relaciona-se com a concepção de conhecimento assumida pelo psicopedagogo.
    Respostas:
    a.
    b. 
    c.
    Corretad.
  • Pergunta 2

    0,14 em 0,14 pontos
    Considerando a Psicopedagogia como campo teórico e a intervenção em problemas de aprendizagem como uma das ações realizadas pelos psicopedagogos, assinale a alternativa incorreta:
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
    as ideias do Enfoque Histórico-Cultural aparecem, na literatura com a mesma frequência das idéias de Piaget e da Psicanálise.
    Respostas:
    a. 
    Corretab.
    c.
    d.
  • Pergunta 3

    0,14 em 0,14 pontos
    Quando entendemos o conhecimento como uma construção compartilhada que pode auxiliar o sujeito a modificar sua vida e resolver as dificuldades que enfrenta, o especialista coloca-se no lugar de:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    do co-autor de um conhecimento que valoriza e faz do sujeito atendido um participante responsável.
    Respostas:
    Corretaa.
    b. 
    c. 
    d. 
  • Pergunta 4

    0,14 em 0,14 pontos
    Piaget, tomado como referencial teórico para organizar um processo interventivo permite compreender:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    os recursos que o sujeito desenvolveu para construir conhecimento.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c.
    d. 
  • Pergunta 5

    0,14 em 0,14 pontos
    A Psicanálise tomada como referencial teórico para organizar um processo interventivo permite compreender:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    como se constitui o desejo de prender no sujeito.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d.