domingo, 4 de março de 2012

MÓDULO 08 PROVA N2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

1. Dizer que é necessário "mudar o foco da avaliação: de uma problemática da medida em prol da problemática do sentido" significa que


  •  é importante perguntar ao professor sobre o sentido do problema (uma compreensão do seu próprio processo de aprendizagem) e para o aluno, qual o sentido da avaliação.
  •  não precisamos questionar o sentido de um problema para o aluno e o sentido da avaliação para o professor.
  •  devemos valorizar mais a avaliação somativa ou classificatória, pois só esta realmente é fidedigna e confiável.
  •  o aluno precisa resolver mais problemas nas aulas de matemática, pois a repetição e o exercício são fundamentais para a fixação da aprendizagem.

2. Os itens de testes de aproveitamento escolar, quando cuidadosamente elaborados e organizados, podem alcançar finalidades educativas/construtivas.


  • É importante que eles sejam fonte de diálogo. Nesse sentido, podemos afirmar que

    I. a avaliação das produções dos estudantes nos testes de aproveitamento escolar deve servir prioritariamente à compreensão e à melhoria do processo de aprendizagem.
    II. a intencionalidade deve ser formativa em todos os momentos do planejamento, elaboração, aplicação, correção e avaliação.
    III. o aluno deve ser um sujeito ativo-participante dessa avaliação, tendo liberdade de colocar suas dúvidas, solicitar explicações para compreender o seu processo de aprendizagem.

    Das afirmativas acima estão corretas

  •  somente I e II.
  •  somente II e III.
  •  somente I e III.
  •  I, II e III.

3. Leia abaixo:


  • Um dos fatores que contribuíram no nosso país para a ênfase na mensuração de resultados, para uma "avaliação quantitativa", em detrimento da avaliação de processo, numa perspectiva formativa e emancipadora é

  •  a cultura secular de que os testes e as provas não avaliam a aprendizagem dos alunos, sendo instrumentos falíveis.
  •  a clara distinção entre os processos de medir e avaliar.
  •  o longo período em que o país viveu sob uma Ditadura Militar.
  •  a vinculação das medidas educacionais à psicometria, no Brasil.

4. O paradigma da avaliação emancipatória, segundo Ana Maria Saul, apoia-se em três fontes, que são:


  •  a criação coletiva, a pesquisa participante, e a avaliação dialógica e libertadora.
  •  a avaliação somativa, a crítica institucional e a criação coletiva, e a pesquisa participante.
  •  a avaliação democrática, a avaliação objetiva, e a pesquisa participante.
  •  a avaliação democrática, a crítica institucional e a criação coletiva, e a pesquisa participante.