RELATO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO MÓDULO 7
ALUNO: LUCIENE HELOÍSA ANDRÉ
TUTOR: PROFª DEISE FUKUOKA
TURMA: 00224 - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UNICID SP
MÓDULO: 7 DATA DE ENTREGA: ____/____/____
CONFERÊNCIA: CIDADE ESCOLA APRENDIZ
CONFERENCISTA: GILBERTO DIMENSTEIN (JORNALISTA).
ENTREVISTA: ELENISE ROSSETO (JORNALISTA)
Qual a importância da relação comunidade/escola para a melhoria da qualidade da educação? Comente.
Quando a comunidade e a escola estabelecem uma relação permanente é possível agregar conhecimentos abrindo um leque de possibilidades, de forma que somente a escola ou a comunidade, por si só, não poderia agrupar. Ao trazer o cotidiano do indivíduo para a sala de aula, é possível discutir mais facilmente não só questões sociológicas e filosóficas, bem como uma série de outros fatores que ao receberem determinado tratamento, facilitam a identificação das reais necessidades e interesses do aluno, permitindo que ele primeiro conheça a si mesmo, descubra do que ele gosta e a partir dai transforme isso em competência e a competência em habilidade, exatamente como ocorre no Projeto Cidade Escola Aprendiz, que parte do princípio de que, o aprender e o ensinar não se restringem só ao ambiente escolar. Idealizado pelo Jornalista Gilberto Dimenstein, o projeto teve início em Nova York, nos Estados Unidos, no ano de 1997, a partir da observação de como os projetos sociais influenciavam na melhoria da qualidade de vida das pessoas, diminuindo a criminalidade e aumentando a busca pelo conhecimento. E foi assim, preocupado com os Direitos humanos, que no ano de 1998, após um experimento de oficina de Sites, instalou-se no bairro da Vila Madalena a sede da Cidade Escola Aprendiz que, com a revitalização dos muros deu origem ao Bairro Escola, cujo propósito é integrar os agentes sociais e a comunidade num amplo espaço educativo. Cidades transformadas em comunidades educativas, ampliando as possibilidades de aprendizagem e melhorando a qualidade de vida urbana. Cafés, praças, becos, restaurantes, discotecas, livrarias, entre outros, transformados em salas de aula, construindo assim uma inter-relação com as escolas, dando continuidade aos trabalhos que não pararam por aí. Novos projetos e novas parcerias foram estabelecidas, como por exemplo o surgimento do Centro de Formação, um dos mais importantes projetos que hoje, dissemina por todo o país o conceito de Bairro-Escola e as atividades trabalhadas pelo aprendiz que em Latim significa agarrar com as mãos, que nada mais é a forma como a criança e o jovem costumam aprender, agarrando com as mãos.
Os principais benefícios dessa diversidade cultural é o compartilhamento do conhecimento, aproximação da família que passa a interagir com a escola, o aumento da responsabilidade social, a agregação do conceito de educação ao conceito de urbanismo, fazendo com que o indivíduo modifique o espaço e o espaço modifique o indivíduo, reciclando desta forma, uma série de idéias para o mundo contemporâneo.
A seguir, algumas declarações muito interessantes feitas por Gilberto Dimenstein durante a entrevista:
A Escola - "Para mim, lugar de estudar não é só na escola. Lugar de estudar é em todo lugar".
O Conhecimento - "Hoje em dia, você não consegue manter seu conhecimento atualizado se não se colocar como um parendiz permanente".
O Saber - "Tanta coisa mudando o tempo todo e com tanta velocidade, que não se pode falar, eu sei".
Ainda sobre o saber - "O indivíduo tem que saber que ele não pode parar de saber".
Fazer o Bem - "Não basta só querer fazer o bem. Tem que haver uma equipe de pessoas formadas e comprometidas para executar um trabalho consciente".
Sobre a Vida - "A vida é um misto do que você é e do que a vida te oferece. Você é o que você quer ser e o que a vida te permite ser".
A Lógica do Pertencimento - "Quando você encontra uma forma de estravazar sua competência, você cresce".
Oportunidade - "Quando é dada oportunidade ao menos favorecido, ele começa a se nivelar, com garra de quem tem pouco e de quem tem que lutar".
Trecho da Conferência:
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Material Didático IESDE/UNICID (DVD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário