Atividade Complementar Mód. 08

RELATO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES  DO MÓDULO 8

ALUNO: LUCIENE HELOÍSA ANDRÉ 
TUTOR: PROFª DEISE FUKUOKA
TURMA: 00224 -  LICENCIATURA EM PEDAGOGIA                                      UNICID SP
MÓDULO: 8                                                             DATA DE ENTREGA: ____/____/____
CONFERÊNCIA:  TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO
CONFERENCISTA: CARMEM LÚCIA PRATA   
MESTRE EM EDUCAÇÃO, ESPECIALISTA EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO
ATUALMENTE, COORDENA A REDE INTERNACIONAL VIRTUAL DE EDUCAÇÃO  (RIVED).      
ENTREVISTA: MAÍRA WEBER (JORNALISTA)

QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO NA ESCOLA?
Sem dúvida, a Internet é o mais novo paradigma para a Educação e sua maior contribuição  é a capacidade de interação proporcionada aos alunos. É como trazer o mundo para a sala de aula. Alunos e professores são beneficiados por essa nova metodologia que permite acesso a diversas informações, cursos, materiais pedagógicos, dentre outros recursos, como por exemplo os Conteúdos Digitais, recurso pedagógico digital, cuja principal característica é a interatividade. Esse recurso funciona como um simulador que é manipulado pelo aluno até que ele compreenda a proposta e consiga, por ele mesmo, resolver as questões.
Esse objeto de aprendizagem desenvolvido por uma equipe de especialistas, pedagogos, programadores e outros profissionais técnicos, surgiu a partir de uma análise sobre quais áreas de estudo os alunos tinham mais dificuldade. Após os resultados de alguns testes que foram aplicados com e sem o uso de computadores, chegou-se a essa ferramenta que tem por finalidade facilitar o entendimento do que, em dado momento, parecia muito complexo. Com isto, por meio de pesquisas e da manipulação, seus usuários passaram a assimilar mais facilmente determinados conteúdos, associando o que eles já conheciam aos conteúdos curriculares.
Muitos professores têm se beneficiado deste recurso, contudo, No Brasil, esse processo ainda não se dá uniformemente. Assim como existem escolas que pouco utilizam equipamentos de informática, principalmente, por falta de infraestrutura  e de profissionais capacitados, o que acaba gerando até mesmo, um certo receio em danificar os equipamentos, há aquelas que são referência, merecendo destaque nesse processo de inclusão, propiciando intercâmbio cultural, interatividade e novos formatos de atividades, como por exemplo o crescente surgimento de Blogs construídos pelos próprios alunos. Alguns professores sentem-se incomodados pelo fato de que muitos alunos já estão bem mais familiarizados com a internet do que eles, mas não há com que se preocupar. O professor continuará desempenhando seu papel, direcionando os trabalhos, organizando as tarefas, identificando perfis de liderança e orientando a equipe junto à tomada de decisões.
Uma outra vantagem da Internet é o oferecimento dos cursos de capacitação à distância, uma concepção pedagógica aberta, que gera conhecimento em grande escala.
A RIVED, Rede Internacional Virtual de Educação,  é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.
Existem outros serviços similares a este. O importante é que, em geral, a formação está chegando e que estamos nos aproximando da escola do futuro. É preciso pensar na tecnologia como recurso de desenvolvimento humano,  levando sempre em conta que na educação, a tecnologia deve ser trabalhada como um todo, onde vídeo, impressos e web se complementam, tornando as aulas mais vivas, mais criativas e mais humanas. O IESDE é um bom exemplo disso, já que ao produzir conteúdos de qualidade, promove a responsabilidade social, afirma Carmem.
Trecho da Conferência:
Sobre o Autor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário