Estágio II - Educação Infantil

Blog de pedagogiaunicidiesdeguaianas : LEMBRETE PEDAGÓGICO - UNICID, ESTÁGIO II - "Docência na Educação Infantil"
Professora Fernanda

RELATÓRIO DE ESTÁGIO
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO II - "Docência na Educação Infantil"


ALUNO(A): LUCIENE HELOÍSA ANDRÉ
MATRÍCULA256727 - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROFESSOR(A) TUTOR(A): DEISE MENEZES CUPERTINO FUKUOKA
 LOCAL DO ESTÁGIO: CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL GERALDO MAGELA PERON
ENDEREÇO: SAMOÚNA, 216 - CEP: 08460-230 - GUAIANASES
PROFESSORA: VERA LÚCIA FERREIRA DOS SANTOS BELO
TURMA: MINI GRUPO A/B (FAIXA ETÁRIA: 2 a 3 anos) (*).

* Embora o foco das observações tenha sido o Mini Grupo, o aluno estagiário também se preocupou em observar a rotina de todas as demais turmas.
*As imagens distribuídas por entre as páginas deste relatório dizem respeito às atividades desenvolvidas nesta Unidade Escolar e contemplam professores e alunos de todas as turmas, como forma de prestigiar esse importante e belíssimo trabalho.



 Em cumprimento das Leis que regem os estágios curriculares:
- Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- Resolução CNE/CP.2, de 19 de fevereiro de 2002 - institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura de Educação Plena de Formação de Professores de Educação Básica em nível superior.
- Resolução CNE/CP. Nº 1, de 15 de maio de 2006 - institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura.
Segue abaixo relatório do estágio curricular, cuja carga horária/sala de aula, totalizou 80 horas, sob supervisão da professora Vera Lúcia Ferreira dos Santos Belo, em conformidade com a organização curricular do curso de Pedagogia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), que tem em sua matriz curricular a obrigatoriedade de 100 horas, para este campo de docência.



Durante o período de estágio compreendido entre os dias 13 de setembro e 17 de outubro de 2010, totalizando uma carga horária de 80 horas, divididas em 4 horas diárias, foram observados os seguintes aspectos:
  1. Desenvolvimento das atividades;
  2. Integração;
  3. Análise da teoria relacionada à prática;
  4. Observações e colaboração do aluno-estagiário no desenvolvimento das atividades.
  5. Do Valor do Estágio para a Formação Profissional
  6. Sobre Propostas e Recomendações de Melhoria


1. Do desenvolvimento das atividades
As atividades desenvolvidas neste período de observação e colaboração compreenderam aprendizagens conforme os eixos de trabalho na educação infantil considerados significativos para a produção cultural humana que amplia e enriquece as condições de inserção das crianças na sociedade, a saber: Identidade e Autonomia, Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática, descritos noReferencial Curricular Nacional Para a Educação infantil, quedefine dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo, procurando adotar a mesma divisão por faixa etária contemplada nas disposições da LDB, buscando relacionar aspectos afetivos, emocionais, cognitivos e sociais das crianças das faixas etárias abrangidas, considerando a variação de faixas etárias encontradas nos vários programas de atendimento nas diferentes regiões do país, não identificadas com as determinações da LDB.
   

  

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 1.1 IDENTIDADE E AUTONOMIA
 As propostas para esse eixo são atividades que possibilitem às crianças experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e idéias. Dessa forma, dá-se oportunidade ás crianças de ampliarem sua auto-estima, de valorizarem ações de cooperação e solidariedade, de adquirirem hábitos de auto cuidado e de aprenderem a respeitar regras básicas de convívio social.
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      obre este eixo  observou-se que o  professor possibilita  aos alunos a escolha  livre dos brinquedos e materiais diversos entre uma brincadeira e outra, sempre buscando incentivar a cooperação e a solidariedade nos diferentes momentos, trabalhando ainda a auto-estima e a afetividade. Um outro aspecto observado foi o  trabalho de conscientização sobre a importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis, principalmente durante as práticas de higienização.



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1.2 MOVIMENTO
Esse eixo compreende a familiarização com a imagem do próprio corpo, bem como a exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.
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        urante as brincadeiras livres e dirigidas como por exemplo, a dança da cadeira, observou-se  a exploração de diferentes gestos, ritmos, expressão, a partir de um jogo de  comunicação com o outro e com o objeto. A exploração de objetos e ambientes variados durante durante as brincadeira  também foi observado.





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 1.3 MÚSICA
O trabalho com música tem por finalidade desenvolver a capacidade de ouvir, perceber e discriminar diferentes gêneros, estilos e ritmos musicais, cuidando para que as músicas não se limitem ao repertório infantil. A criança brinca, percebe e expressa sensações sentimentos e pensamentos em relação ao que a música comunica.

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     oi observado que a música é um dos principais elementos agregadores na educação infantil desde o momento do acolhimento até a preparação da saída dos alunos. Seja durante a execução das atividades artísticas, principalmente, durante as brincadeiras livres ou dirigidas, nos momentos que precedem as refeições, nos preparativos para a soneca, a música está presente.
Uma das atividades que ocorreu neste período foi a apresentação de uma música cantada, em que as crianças, acompanhadas pelos professores, interpretaram a música POP POP  dançando e utilizando o microfone, trabalhando desta maneira, por meio dos gestos, os movimentos corporais e expressando suas sensações e emoções. Em outros momentos foi observado ainda o trabalho com instrumentos musicais.



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1.4 ARTES VISUAIS
Este eixo de trabalho propicia às crianças a oportunidade de utilizarem instrumentos e materiais diversos para explorarem suas características, propriedades e as possibilidades de manuseio que eles oferecem; criarem desenhos, pinturas, colagens e modelagens, usando seu repertorio; explorarem espaços bidimensionais e tridimensionais em suas produções artísticas; e valorizarem suas produções, bem como as de outras crianças e da Arte em geral.

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 Arte Culinária
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        onstatou-se que a exploração da arte ocorre em suas mais variadas formas. Pintura livre com Pincel e Cores Variadas, modelagem (massinha de modelar), reciclagem, representações, Linguagem Teatral, dentre outras manifestações artísticas. 
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Making of - O Circo
Neste período presensiou-se peças teatrais como por exemplo,  A história da Serpentinha), apresentações cirsenses, pintura das flores para Primavera (guache); Desenho dirigido sobre O Ciclo da Água; Desenho Livre na Lousa; Colagem: representação de uma árvore (forminhas de doce); Reciclagem (vasinhos com potes de danone); Figuras para colorir a partir da história "Chapeuzinho Vermelho".

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Pintando o Sete




  

1.5 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
O trabalho com a Linguagem Oral e Escrita ocorre de forma integrada e complementar oportunizando a ampliação da capacidade de comunicação, e potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças. Trabalhar com textos que se sabe de cor (cantigas de roda, parlendas, quadrinhas, poesias, músicas etc.) O trabalho com a oralidade, leitura e escrita ocorre de forma integrada e complementar, potencializando os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens.
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 LINGUAGEM ESCRITA - GARATUJA

S
       obre este eixo foram trabalhados neste período jogos orais para apresentação de temas relacionados aos eixos de trabalho, rodas de conversa, rodinhas de leitura e manipulação de livrinhos, como por exemplo o poeminha "A Árvore"; Peça Teatral "A Sementinha" (apresentação das crianças), Manuseio de Fantoches; Conversa Informal (como foi o fim de semana?/ diversão e arte).



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  1.6 NATUREZA E SOCIEDADE
Trabalhar Natureza e Sociedade significa proporcionar às crianças a ampliação de experiências que favoreçam a construção do conhecimento sobre o mundo social e natural, a formulação de  perguntas, confronto idéias, busca soluções para que, posteriormente e gradativamente, elas possam compará-las com aquelas que a ciência propõe e, ainda explorar e estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida.

Sobre esse aspecto, verificou-se a ocorrência de conversas informais sobre elementos da natureza, como por exemplo, tipos de seres vivos, bem como sua necessidade e utilidade,  apresentação de vídeos a exemplo do "Viva o Verde", para destacar a água como importante elemento natural, valorização e preservação do meio ambiente reforçando atitudes positivas que promovam a sustentabilidade e conscientização sobre reutilização de materiais para evitar o desperdício.
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Puff de Pet - Sustentabilidade com Criatividade
Os cuidados com a preservção do meio ambiente também pode ser observado em uma das atividades que consistia em cuidar de uma plantinha a fim de acompanhar seu desenvolvimento a partir da observação de uma sementinha de girassol. A confecção de brinquedos a partir dos recicláveis também gera grande motivação aos alunos, como por exemplo a criação de um aviãozinho confeccionado pela Professora Vera, a partir de uma radiografia.



 1.7 MATEMÁTICA
Neste estágio, o estudo da matemática tem por objetivo levar a criança a compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano. Para isso, é necessário que as crianças desenvolvam a capacidade de:
  • Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia.
    Relacionar e comunicar as idéias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos.
  • Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.
A
        tividades como seleção, classificação e contagem de objetos contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos. O fato de inserir a cultura do reciclado nos diferentes eixos de trabalho, acabou por estimular as crianças durante o processo de construção do conhecimento, como por exemplo um "Monta-tudo" que possibilita aorganização das peças por cor e tamanho. Já a Chamadinha "hoje somos" permite contar o número de alunos na sala de uma forma simples e divertida.

  
2 .Integração


aluno estagiário observou que a integração entre alunos e professores, bem como entre os demais educadores demonstram envolvimento e comprometimento facilitando bastante o trabalho. A equipe também busca aproximar a comunidade da escola envolvendo às famílias no processo educativo. As crianças, em sua grande maioria, desenvolvem as atividades naturalmente, demonstrando bastante interesse durante sua realização.


  3. Da Relação entre Teoria e Prática
  
Sobre a relação entre teoria e prática, o conjunto dos fatores apontados neste relatório, demonstraram que o professor-educador em questão, tem pleno domínio do conteúdo didático, vinculando perfeitamente todo o seu embasamento teórico à sua prática pedagógica, ajustando as atividades conforme as características da sua turma e as necessidades de cada aluno por meio da observação sistemática e análise do conjunto das produções do aluno, conforme os registros que segue anexo.




4. Observações e colaboração do aluno-estagiário no desenvolvimento das  atividades
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                                                                                       Professora Vera
Todas as atividades elaboradas se inter-relacionam conforme os eixos de trabalho.
A Professora Vera procura trabalhar adequando as atividades ao planejamento mensal (anexo) e ao projeto proposto pela escola para o ano corrente, denominado "Infância e Brincadeira". Em função de seu vasto conhecimento, empenho e dedicação ao extremo, além das várias atividades propostas pela educadora, foi observado que muitas vezes outros professores recorrem à professora Vera e, por isto findam por realizar um trabalho conjunto, enriquecendo ainda mais as atividades pedagógicas. A exemplo da professora Fernanda, que com generosidade colaborou efetivamente para a realização deste estágio e, em conversa, revelou ser de grande importância todas as atividades propostas pela professora Vera, que em muitos momentos servem como base para os trabalhos realizados, demonstrando humildemente reconhecimento, gratidão e admiração.
Estas observações ocorreram no período vespertino, cujo cronograma compreende o horário do sono, higienização e organização da sala, lanche, atividades, higiene, jantar e preparação para saída, conforme rotina (planilha anexa).
As imagens distribuídas por entre as páginas deste relatório dizem respeito às atividades desenvolvidas nesta Unidade Escolar, pelas crianças de todas as turmas a fim de prestigiar o maravilhoso trabalho destas educadoras que, prontamente, colaboraram de alguma forma para o desenvolvimento dos estudos do aluno estagiário. 
Quanto à colaboração do(a) aluno(a) estagiário(a), sua atuação junto à equipe pedagógica auxiliando no desenvolvimento de várias atividades é proveniente de uma longa data, visto que o(a) mesmo(a) é servidor da Rede Municipal de Ensino, lotado(a) nesta unidade escolar, auxiliando na organização da escola como um todo, tendo participado efetivamente em vários projetos, dentre os mais recentes, destaca-se a preparação para o Seminário dos 75 anos da Educação Infantil, bem como a preparação para o II Congresso de Educação de Guaianases, que em sua abertura, no segundo dia, contará com a apresentação do(a) mesmo(a).



5. Do Valor do Estágio para a Formação Profissional

estágio possibilita ao aluno estagiário maior integração teórico prática, oportunizando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, adequando valores éticos, além de promover o exercício da reflexão crítica. As atitudes de questionamento contínuo auxiliam na busca de alternativas e de soluções conjuntas que são alcançadas nestas circunstâncias de contato direto com situações reais.
O estágio também oportuniza o estudante a reconhecer o professor-educador como participante e co-responsável pela construção do conhecimento e formação da cidadania e consciência crítica.



6.Sobre Propostas e Recomendações de Melhoria
 Após avaliação de todo o processo que envolveu o desenvolvimento deste trabalho em seus vários aspectos, o aluno-estagiário afirma que teve todo o subsídio necessário tanto da Unidade Escolar de Ensino,CEI Geraldo Magela Peron, desde os gestores, educadores e todos os demais colaboradores, quanto do orientador do Estágio, ProfessoraDeise Menezes Cupertino Fukuoka. O fato de integrar a equipe de profissionais desta unidade e de conhecer, portanto, os trabalhos desenvolvidos também facilitou bastante os meus estudos. Todos os critérios estabelecidos no Manual de Estágio estavam muito bem definidos o que facilitou bastante o trabalho, atendendo as necessidades do aluno, sendo considerado, portanto, satisfatório.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
AGRADECIMENTOS:
PROFESSORAS:
VERA LÚCIA FERREIRA DOS SANTOS BELO
FERNANDA DIAS SANTIAGO
GESTORES:
MARIA APARECIDA MOREIRA DOS SANTOS
SILVANA DO VALLE SILVA OLIVEIRA
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS A TODOS OS ALUNOS DESTA UNIDADE ESCOLAR, BEM COMO A TODOS OS COLABORADORES.

Fonte:http://pedagogiaunicidiesdeguaianas.spaceblog.com.br/1091958/ESTAGIO-II-Docencia-na-Educacao-Infantil/

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