Atividade Complementar Mód. 03



RELATO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO MÓDULO 3
ALUNO: LUCIENE HELOÍSA ANDRÉ
TUTOR: PROFª DEISE FUKUOKA
TURMA: 00224 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA                        UNICID SP
MODULO: 3                                                        DATA DE ENTREGA: ___/___/____
CONFERÊNCIA: UM CASO DE AMOR COM A VIDA
CONFERENCISTA: RUBEM ALVES

Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas em educação. Quais são elas? Comente-as.
  As questões fundamentais apontadas por Rubem Alves foram:

*      Currículo Escolar
*      Ecologia
*      Leitura, Escrita e Elaboração de Texto
*      O papel do professor
*      Alfabetização na Educação Infantil
*      Um Caso de Amor À Vida 

Currículo Escolar 
Rubem Alves inicia a conversa tecendo uma crítica sobre o conteúdo dos currículos, destacando, principalmente, o contexto literário que, muitas vezes, traz textos obscuros e descontextualizados, acabando por inibir o interesse do aluno que não se enxerga dentro daquela realidade.  Ele também critica métodos de avaliação voltados para a Interpretação de texto que acabam dando origem à produção de um novo texto, já que é impossível saber exatamente o que se passava pela cabeça do autor no momento da sua produção literária.  
Ecologia 
Rubem Alves considera  Ecologia o principal tema a ser abordado na Educação. As questões ambientais são fundamentais para uma boa prática educativa, por estarem diretamente relacionadas à preservação da vida.  
Leitura, Escrita e Elaboração de Texto 
Ouvir uma leitura é o melhor caminho para se tornar um bom leitor. Para tal, é preciso favorecer esta aprendizagem disponibilizando material adequado e organizando o ambiente de forma agradável para a realização dessa prática. Por meio da observação é que se estabelece o desejo de descobrir os segredos das letras, afirma.
Quanto à elaboração de texto, Rubem Alves acredita que é preciso incorporar elementos do ambiente para que tudo o mais ganhe sentido,  para que dessa apropriação, se estruture uma identidade com o meio, estimulando o desejo de produzir textos. Não basta propor temas para as crianças, é preciso construir esse processo junto com elas.  
O Papel do Professor 
Rubem Alves compara a sala de casa à sala de aula. Na sala de casa, local em que as famílias se reúnem para conversar sobre vários assuntos, assistir e ouvir diferentes mídias, desejos de se informar e de conhecer mais são  provocados em função dos diálogos e das informações trazidas pelos veículos de comunicação. O mesmo ocorre na sala de aula. São os diálogos os fios condutores, que estabelecem relações entre alunos e professores, estimulando a busca pelo conhecimento. Diante dessa afirmação, qual é o maior desafio do professor?
Muitos responderiam que o maior desafio está em transmitir o conhecimento, porém, para Rubem Alves, quando se provoca o desejo de conhecer, uma estapa do desafio foi vencida. E como isso é possível? Ora, somente a pergunta faz com que aprendamos. O ato de perguntar conduz à procura pela resposta e essa procura não é nada mais nada menos do que a busca pelo conhecimento.
O professor auxilia o aluno a encontrar as respostas de que ele precisa. Este processo denomina-se “ação cooperativa” e pode transformar a escola. Mas por que na maioria das vezes isso não ocorre? Porque em muitos casos é preciso mudar a cabeça e o coração do professor que comumente se vê apenas como aquele que transmite, ao passo que se ele mesmo se enxergasse muito mais que o centro do processo, ou seja, se o professor se sentisse parte dele, a própria sociedade mudaria sua visão.  
O Professor de Educação Infantil
O professor de educação infantil é, para a criança, como uma espécie de feiticeiro, de mestre zem, um verdadeiro mágico. O espaço lúdico, o jogo de liberdade de imaginação, da troca, do estabelecimento do senso de dignidade e da confiança é que farão a diferença neste contexto. A criança deverá encontrar no professor um centro manso no qual ela poderá girar e se desenvolver tranquilamente e sem medo. Nesta fase, não deve haver preocupação quanto à alfabetização que esconde os seus segredos na forma como as histórias são apresentadas e não nas letras, sílabas e palavras. É o encanto que desperta na criança o desejo de descobrir o segredo que a leitura encerra.  Assim como ocorre o princípio da oralidade é que se estrutura a aprendizagem da língua como um todo. A criança aprende a falar ouvindo o que os outros falam e é pela observação que elas vão construindo o seu conhecimento. Contudo, esse processo não se dá uniformemente. É preciso respeitar o momento de cada um, podendo variar de criança para criança, dependendo do meio em que ela está inserida, dos materiais, da forma que a leitura lhe é apresentada, do contato  com os elementos da leitura, da  idade mental e da faixa etária. O que ocorre em muitos casos, é o desrespeito dos pais a tais considerações, ao se preocuparem demasiadamente na transmissão do conhecimento, antes mesmo que a criança atinja maturidade para tal e, com isto, acabam prejudicando o processo de aprendizagem, conclui Rubem Alves.
 Um Caso de Amor À Vida 
 Por que o amor? 
O Amor além de ser prazeroso é o que faz a gente guardar as lembranças.
E educar é um ato de amor. É preciso amar para educar, é preciso ouvir o que as crianças têm a dizer. Ouvindo, é possível descobrir as suas idéias, os seus sonhos e isso, é respeitar as crianças. Isso é Educação. Uma educação saudável compreende ferramentas e brinquedos. As ferramentas são as coisas necessárias para uma vida prática, tais como o conhecimento, a linguagem e todas as coisas úteis. Já os brinquedos é que proporcionam a felicidade a alegria e o prazer, conclui Rubem Alves.   
 Vida
 Por fim, Rubem Alves encerra a entrevista de forma magistral, comparando o jardim da casa em que mora aos Jardins de Infância, sinônimo de simetria, de beleza e de evolução. Quando ele diz que o jardim é muito mais importante que a justiça ele alerta sobre a crise ecológica e a destruição das espécies, chamando a atenção para a vida como símbolo de preservação, concluindo, desta forma, que sem vida, não há justiça.
"Na tentativa de criar um espaço singular para que um tipo especial de educação fosse realizado, por algum tempo, o alemão Friedrich Froebel (1782-1852), pensou em uma palavra que pudesse explicar esse espaço denominado por ele de Kindergarten. Assim surgiram os Jardins da Infância".
LEMBRETE PEDAGÓGICO, assumindo um compromisso com a educação para que o  futuro da nação, seja bem mais reflexivo, inclusivo, dinâmico e democrático. Traga  suas  idéias e   junte-se aos grandes  pensadores! Divulque, comente e participe!!!
LUCIENE HELOÍSA ANDRÉ

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