Atividade Complementar Mód. 06


Aluno: Nivaldo Alves
Turma: 9269
Matrícula: 324636
Módulo: 6
Tutor: Gláucia Ribeiro
Data de Entrega: 27/04/2012
Conferência: Construindo a Escola com Saberes e Prazeres
Conferencista: Sandra Cornelsen
Carga horária validada: 10 horas.


Segundo a autora como deve se organizar um empreendimento educacional?


Segundo Sandra Cornelsen, para se organizar um empreendimento educacional bem sucedido, não basta ser simplesmente um pedagogo e nem apenas um empreendedor, mas é indispensável que se faça parcerias com professores e pais, além de outros profissionais como gestor, etc. É importante também que os empreendedores sejam educadores e que tenham um ideal voltado para uma educação construtivista, uma educação onde se constrói a inteligência com a participação da criança, do professor e dos pais, que tenham idéias claras do que se quer e de qual o tipo de público se pretende atingir, que se faça pesquisas, que se estude muito e que se tenha pronto um projeto pedagógico, além de espaço amplo, principalmente no caso de escola infantil, já que a criança necessita de muito espaço para brincar.
É preciso saber em que momento e para que momento esta escola esteja caminhando, o que o mercando está procurando e seus reais objetivos.
Para a autora, a escola tem que ter o objetivo de ensinar e que as crianças saiam sabendo. Ela tem que proporcionar caminhos para que a criança tenha o prazer de aprender, de ir para a escola, de fazer boas relações com os amigos, professores e funcionários, de questionar aquilo que está sendo ensinado, dos objetivos daquilo que está aprendendo. A criança deve ter o direito de aprender com prazer, de ter o ensino de primeira à oitava série da educação infantil prazeroso, já que elas ficam na escola quase a metade da sua vida. Dessa forma, além de possibilitar um aprendizado de melhor qualidade para as crianças, contribui muito também na formação do professor
Para Sandra, só se constrói uma escola quando se faz parcerias com professores, pai, mãe e outros, e que haja acessorias tanto pedagógica como administrativa, assim como a participação de professores com formação especializada, e claro, com uma boa comunicação.
A escola está sempre em construção, em movimento e o acompanhamento dessa construção deve ser passada aos pais e para isso é necessário um comunicador capacitado.
Não basta investimento pedagógico, mas também investimento físico, onde entraria a necessidade de um gestor para planejar o caminho correto para se investir.
É indispensável uma união e um consenso entre pedagogo e administrador, para que possa haver um equilíbrio nesse investimento, um trabalho com todo o pessoal da equipe: professores, direção, gestão, coordenação e funcionários. Deve haver também cumplicidade e objetivos comuns na construção dessa filosofia pedagógica, um alimentador pedagógico, da criação pedagógica, da teoria pedagógica que esteja sempre construindo, inovando e buscado. Para se ter qualidade é preciso investir em grupos de estudos contando com a presença de todos onde possam falar e serem ouvidos, com relações de cumplicidades.





RELATO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES  DO MÓDULO 6
ALUNO: LUCIENE HELOÍSA ANDRÉ 
TUTOR: PROFª DEISE FUKUOKA
TURMA: 00224 -  LICENCIATURA EM PEDAGOGIA                                      UNICID SP
MÓDULO: 6                                                     DATA DE ENTREGA: ____/____/____
CONFERÊNCIA: LER É MAIS IMPORTANTE DO QUE ESTUDAR
CONFERENCISTA: ZIRALDO (CARTONISTA, CHARGISTA, PINTOR, DRAMATURGO, ESCRITOR, CRONISTA, DESENHISTA E JORNALISTA).
ENTREVISTA: ELENISE ROSSETO (JORNALISTA)


LER É MAIS IMPORTANTE DO QUE ESTUDAR

 Ziraldo tece uma crítica ao novo método de ensino, sobretudo no que se refere ao período de aquisição e domínio da leitura e da escrita. Ele diz que, durante o período em que predominou o método tradicional das cartilhas, cuja prioridade no ensino primário era ler e escrever, além de localizar-se no tempo e no espaço,  a maioria das crianças ingressavam no ginásio, já sabendo ler e escrever de fato, ao contrário do que ocorre atualmente, observado o crescente número de alunos que, embora  cursando o 5º ano do ensino fundamental, ou até mesmo séries mais avançadas, mal sabem escrever o próprio nome.
A palavra é como a menor partícula da alma. Enquantoa palavra grafada impulsiona o mundo, a leitura funciona como uma espécie de sexto sentido. Para a criança, o autor é como se fosse um mágico e a leitura uma fonte de magia. Logo, quanto mais prazerosa ela for, mais rápida será a assimilação do leitor. Para tal, é preciso que as escolas preparem seus alunos para que eles se tornem leitores que leiam sem dor.  Primeiramente, é preciso caminhar com a criança pelo universo da palavra e só após esta iniciação é que sua mente se desenvolve para receber o conhecimento organizado. Isso ainda não ocorre homogeneamente no Brasil,  não só pelo despreparo e pela falta de estímulo de muitos professores, mas principalmente, em função de todo um sistema de ensino que, equivocadamente,  está muito mais preocupado com métodos de avaliação, que não passam de uma convenção contra a felicidade da criança,  afirma o escritor.
É preciso investir nos livros, objetos condutores da palavra gravada, livros formativos e não só informativos. A sociedade que valoriza a leitura é melhor informada, mais consciente e crítica, dotada de autonomia e de idéias próprias, acrescenta.  
Sobre o IESDE, Ziraldo ressaltou a importância do comprometimento social e da preocupação com a formação da cidadania, características predominantes deste Inteligente Sistema Educacional que, ao investir em profissionais e material didático de altíssima qualidade, tornou-se uma referência no setor, conclui.





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