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quarta-feira, 18 de agosto de 2010
MÓDULO 02 PROVA N2 PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final :
2
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
1. PARA O CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS, O CONCEITO DE CULTURA REFERE-SE ESPECIALMENTE:
·
aos saberes clássicos adquiridos por alguém.
·
ao grau de instrução de uma pessoa.
·
à quantidade de conhecimentos que uma pessoa possui.
·
às formas de vida das pessoas.
2. O CONCEITO DE INFÂNCIA FOI UMA INVENÇÃO DA MODERNIDADE. ANTES DISSO, AS CRIANÇAS ERAM REPRESENTADAS TRATADAS DA SEGUINTE MANEIRA:
·
as crianças eram entendidas como inocentes, ingênuas e necessitadas de proteção por parte dos adultos.
·
as crianças apareciam como adultos em miniatura, sem distinção de vestuário e práticas sociais.
·
havia espaços específicos para as crianças, fazendo-se respeitar sua individualidade.
·
as crianças estavam separadas do imaginário adulto e a escola tinha papel preponderante na sua educação.
3. NA OBRA INTITULADA EMÍLIO, ROUSSEAU NOMEIA A CRIANÇA COMO:
·
miniadulto, ser completo e acabado, consciente de si mesmo.
·
não-adulto, ingênua, carente de razão e de juízo.
·
preguiçosa, independente e desobediente.
·
violenta, indisciplinada e que, por isso, precisa de correção.
4. NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE CARACTERIZADA COMO DIGITAL, O PAPEL DA PROFESSORA E DO PROFESSOR SE AMPLIA. ISSO OCORRE PORQUE:
·
é necessário que a escola apresente uma única visão da realidade, considerando que a internet possui um conteúdo desorganizado e contraditório.
·
as informações que os alunos adquirem fora da escola são confusas e algumas vezes equivocadas, fazendo com que a escola fortaleça sua função de transmissora legítima do saber.
·
os episódios tecnológicos recentes exigem que a professora e o professor sejam detentores do conhecimento a ser ensinado aos alunos de forma genérica.
·
os modos de vida contemporâneos demandam que o professor assuma uma postura de pesquisador, em vez de simplesmente transmitir o conteúdo.
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