quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MÓDULO 02 PROVA N2 PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 2

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

1. PARA O CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS, O CONCEITO DE CULTURA REFERE-SE ESPECIALMENTE:


·          aos saberes clássicos adquiridos por alguém.
·          ao grau de instrução de uma pessoa.
·          à quantidade de conhecimentos que uma pessoa possui.
·          às formas de vida das pessoas.

2. O CONCEITO DE INFÂNCIA FOI UMA INVENÇÃO DA MODERNIDADE. ANTES DISSO, AS CRIANÇAS ERAM REPRESENTADAS TRATADAS DA SEGUINTE MANEIRA:


·          as crianças eram entendidas como inocentes, ingênuas e necessitadas de proteção por parte dos adultos.
·          as crianças apareciam como adultos em miniatura, sem distinção de vestuário e práticas sociais.
·          havia espaços específicos para as crianças, fazendo-se respeitar sua individualidade.
·          as crianças estavam separadas do imaginário adulto e a escola tinha papel preponderante na sua educação.

3. NA OBRA INTITULADA EMÍLIO, ROUSSEAU NOMEIA A CRIANÇA COMO:


·          miniadulto, ser completo e acabado, consciente de si mesmo.
·          não-adulto, ingênua, carente de razão e de juízo.
·          preguiçosa, independente e desobediente.
·          violenta, indisciplinada e que, por isso, precisa de correção.

4. NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE CARACTERIZADA COMO DIGITAL, O PAPEL DA PROFESSORA E DO PROFESSOR SE AMPLIA. ISSO OCORRE PORQUE:


·          é necessário que a escola apresente uma única visão da realidade, considerando que a internet possui um conteúdo desorganizado e contraditório.
·          as informações que os alunos adquirem fora da escola são confusas e algumas vezes equivocadas, fazendo com que a escola fortaleça sua função de transmissora legítima do saber.
·          os episódios tecnológicos recentes exigem que a professora e o professor sejam detentores do conhecimento a ser ensinado aos alunos de forma genérica.
·          os modos de vida contemporâneos demandam que o professor assuma uma postura de pesquisador, em vez de simplesmente transmitir o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário