Pedagogia de Fl❀rdecera
Páginas
Início
Pedagogia
Estágio I - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Estágio II - Educação Infantil
Estágio III - Gestão Escolar
Atividade Complementar Mód. 03
Atividade Complementar Mód. 04
Atividade Complementar Mód. 05
Atividade Complementar Mód. 06
Atividade Complementar Mód. 07
Atividade Complementar Mód. 08
Atividade Complementar Mód. 09
Atividade Complementar Mód. 10
Atividade Complementar Mód. 11
Atividade Complementar Mód. 12
Provas de N1, N2, N3, N4 e N5
Dicas
Pós Psicopedagogia
Curso de Básico de Equoterapia
Pós Equoterapia
Pós Gestão Escolar
Mestrado em Educação
Doutorado em Educação
domingo, 13 de maio de 2012
MÓDULO 09 PROVA N2 ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final :
2
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. DE ACORDO COM O ESTUDO DAS TÉCNICAS, AS COMPOSIÇÕES VISUAIS PODEM SER CLASSIFICADAS EM:
bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões. Suas principais técnicas são: o desenho, a gravura, a publicidade e as pinturas nas paredes das cavernas; e composições gráficas com as seguintes técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a gravura.
bidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; e multidimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões – altura e largura – como no desenho, na fotografia, na pintura, na gravura; e tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões – altura, largura e profundidade – como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em relevo escavado.
multidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; tridimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
2. OBSERVE.
Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num elemento visual importante nas artes visuais.
Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.
Marque a alternativa correta.
As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e intensidade.
O matiz é a característica que nos permite identificar a intensidade das cores.
As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou ciano (azul claro) e verde.
A intensidade tem relação apenas com emoções ou subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
3. LEIA O TEXTO ABAIXO.
Van Gogh, com seu famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885, propõe uma verdadeira revolução, numa época em que muitos artistas reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e, segundo esse artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”
Para Van Gogh, a arte é:
a subjetividade ou a vontade do artista.
mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
mais do que uma representação meticulosa de detalhes.
uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança fotográfica.
4. OBSERVE ABAIXO:
A técnica criada por Seurat, conhecida como pontilhismo, na qual a tinta é aplicada em pontos de cores puras e, à distância, esses pontos parecem se fundir, foi muito criticada na época.
Observe a obra Domingo à tarde na Ilha da Grande Jate e destaque os procedimentos utilizados por Seurat.
I. Esse artista leva ao extremo o uso de cores quentes e frias para dar idéia de figuras mais e menos nítidas, de perto e longe, criando uma sensação de profundidade nos seus quadros.
II. Para representar essa cena, ele utiliza alguns recursos artísticos para dar idéia de profundidade: grandeza relativa da figura, sobreposição de figuras, cor e luz, obliqüidade e convergência (parece que as linhas do quadro dirigem-se para um ponto de fuga).
III. A grandeza relativa das figuras nos permite afirmar que a representação das figuras em tamanhos diferentes – maiores na frente e menores atrás – cria uma ilusão de profundidade.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa II é correta.
Apenas a afirmativa I é correta.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
As afirmativas I, II e III são corretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário