domingo, 13 de maio de 2012

MÓDULO 09 PROVA N2 ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR

1. DE ACORDO COM O ESTUDO DAS TÉCNICAS, AS COMPOSIÇÕES VISUAIS PODEM SER CLASSIFICADAS EM:


  •  bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões. Suas principais técnicas são: o desenho, a gravura, a publicidade e as pinturas nas paredes das cavernas; e composições gráficas com as seguintes técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a gravura.
  •  bidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; e multidimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
  •  bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões – altura e largura – como no desenho, na fotografia, na pintura, na gravura; e tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões – altura, largura e profundidade – como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em relevo escavado.
  •  multidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; tridimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.

2. OBSERVE.



  • Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num elemento visual importante nas artes visuais.
    Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.

    Marque a alternativa correta.

  •  As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e intensidade.
  •  O matiz é a característica que nos permite identificar a intensidade das cores.
  •  As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou ciano (azul claro) e verde.
  •  A intensidade tem relação apenas com emoções ou subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.

3. LEIA O TEXTO ABAIXO.



  • Van Gogh, com seu famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885, propõe uma verdadeira revolução, numa época em que muitos artistas reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e, segundo esse artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
    Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
    Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”

    Para Van Gogh, a arte é:

  •  a subjetividade ou a vontade do artista.
  •  mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
  •  mais do que uma representação meticulosa de detalhes.
  •  uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança fotográfica.

4. OBSERVE ABAIXO:



  • A técnica criada por Seurat, conhecida como pontilhismo, na qual a tinta é aplicada em pontos de cores puras e, à distância, esses pontos parecem se fundir, foi muito criticada na época.


  • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>


  • Observe a obra Domingo à tarde na Ilha da Grande Jate e destaque os procedimentos utilizados por Seurat.

    I. Esse artista leva ao extremo o uso de cores quentes e frias para dar idéia de figuras mais e menos nítidas, de perto e longe, criando uma sensação de profundidade nos seus quadros.
    II. Para representar essa cena, ele utiliza alguns recursos artísticos para dar idéia de profundidade: grandeza relativa da figura, sobreposição de figuras, cor e luz, obliqüidade e convergência (parece que as linhas do quadro dirigem-se para um ponto de fuga).
    III. A grandeza relativa das figuras nos permite afirmar que a representação das figuras em tamanhos diferentes – maiores na frente e menores atrás – cria uma ilusão de profundidade.

    Assinale a alternativa correta.

    •  Apenas a afirmativa II é correta.
    •  Apenas a afirmativa I é correta.
    •  Apenas as afirmativas I e III são corretas.
    •  As afirmativas I, II e III são corretas.

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