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quinta-feira, 4 de abril de 2013
MÓDULO 12 PROVA N2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final :
2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. OS MITOS DE ORIGEM SÃO IMPORTANTES PARA A CRIANÇA, POIS POSSIBILITAM QUE ELA TENHA CONTATO COM A CULTURA UNIVERSAL E PERCEBA QUE ELES:
contam sempre a mesma história e nunca apresentam variação de uma cultura para a outra, demonstrando a forte unidade da espécie humana, de modo que estudar um mito de um povo é suficiente para se conhecer todos os mitos de todos os povos em qualquer época histórica.
nasceram de uma necessidade de vários povos perpetuarem a sua história e, portanto, não se apresentam de forma neutra, mas se impõem, justificam-se, legitimam projetos, regras, condutas determinantes nas identidades culturais de pessoas, grupos, países e sociedades.
são invenções sem fundamentos, e as histórias nunca se relacionam com elementos que fazem parte do cotidiano do povo que os criou e por isso devem ser lidos como diversão, e nunca como uma forma de transmissão de conhecimento - o qual deve ser procurado em outras fontes, mais confiáveis.
são histórias produzidas pelos diferentes povos do planeta e podem ser provadas as verdades que contam por meio de experiências científicas, realizadas em laboratórios - e isso demonstra como o arcaico e o moderno se somam, comprovando a unidade da espécie humana.
2. LEIA ABAIXO:
É importante que as crianças percebam que os diferentes grupos humanos se organizam de maneira diversa e por isso constroem culturas próprias. Para isso, o professor deve:
buscar mostrar às crianças que essas diferenças existem, mas que alguns grupos humanos são mais importantes do que outros, pois desenvolveram tecnologia mais avançada e são mais poderosos.
construir trabalhos que mostrem a necessidade de se eliminar essas diferenças culturais que tanto atravancam o pleno e livre desenvolvimento cultural e econômico da sociedade sem discutir por que elas existem.
organizar trabalhos que levem as crianças a conhecer a existência de povos de espaços geográficos diferentes, em épocas diferentes, pertencentes a grupos culturais distintos, e que elas os respeitem.
organizar trabalhos que levem à consolidação de posturas preconceituosas por parte das crianças diante de culturas diferentes e de seus estranhos e amplamente questionáveis modos de vida.
3. NO ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO,
é importante que sejam esclarecidas as diferenças e semelhanças entre os modos de produção das necessidades humanas. Assinale a alternativa que indica os principais modos de produção desenvolvidos pela humanidade.
Artesanato, manufatura e indústria.
Animal, vegetal e mineral.
Artesanato, circulação e indústria.
Indústria, construção e comunicação.
4. EXISTEM DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.
A partir desses registros, os historiadores podem estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou de documentos históricos, podemos afirmar que:
são registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material, produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores.
são invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.
trazem poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes, tais registros estão danificados pela ação do tempo.
são registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos, com o propósito de serem estudados pelas historiadores.
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