quinta-feira, 4 de abril de 2013

MÓDULO 12 PROVA N2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA

1. OS MITOS DE ORIGEM SÃO IMPORTANTES PARA A CRIANÇA, POIS POSSIBILITAM QUE ELA TENHA CONTATO COM A CULTURA UNIVERSAL E PERCEBA QUE ELES:


  •  contam sempre a mesma história e nunca apresentam variação de uma cultura para a outra, demonstrando a forte unidade da espécie humana, de modo que estudar um mito de um povo é suficiente para se conhecer todos os mitos de todos os povos em qualquer época histórica.
  •  nasceram de uma necessidade de vários povos perpetuarem a sua história e, portanto, não se apresentam de forma neutra, mas se impõem, justificam-se, legitimam projetos, regras, condutas determinantes nas identidades culturais de pessoas, grupos, países e sociedades.
  •  são invenções sem fundamentos, e as histórias nunca se relacionam com elementos que fazem parte do cotidiano do povo que os criou e por isso devem ser lidos como diversão, e nunca como uma forma de transmissão de conhecimento - o qual deve ser procurado em outras fontes, mais confiáveis.
  •  são histórias produzidas pelos diferentes povos do planeta e podem ser provadas as verdades que contam por meio de experiências científicas, realizadas em laboratórios - e isso demonstra como o arcaico e o moderno se somam, comprovando a unidade da espécie humana.

2. LEIA ABAIXO:



  • É importante que as crianças percebam que os diferentes grupos humanos se organizam de maneira diversa e por isso constroem culturas próprias. Para isso, o professor deve:

  •  buscar mostrar às crianças que essas diferenças existem, mas que alguns grupos humanos são mais importantes do que outros, pois desenvolveram tecnologia mais avançada e são mais poderosos.
  •  construir trabalhos que mostrem a necessidade de se eliminar essas diferenças culturais que tanto atravancam o pleno e livre desenvolvimento cultural e econômico da sociedade sem discutir por que elas existem.
  •  organizar trabalhos que levem as crianças a conhecer a existência de povos de espaços geográficos diferentes, em épocas diferentes, pertencentes a grupos culturais distintos, e que elas os respeitem.
  •  organizar trabalhos que levem à consolidação de posturas preconceituosas por parte das crianças diante de culturas diferentes e de seus estranhos e amplamente questionáveis modos de vida.

3. NO ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO,



  • é importante que sejam esclarecidas as diferenças e semelhanças entre os modos de produção das necessidades humanas. Assinale a alternativa que indica os principais modos de produção desenvolvidos pela humanidade.

  •  Artesanato, manufatura e indústria.
  •  Animal, vegetal e mineral.
  •  Artesanato, circulação e indústria.
  •  Indústria, construção e comunicação.

4. EXISTEM DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.



  • A partir desses registros, os historiadores podem estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou de documentos históricos, podemos afirmar que:

  •  são registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material, produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores.
  •  são invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.
  •  trazem poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes, tais registros estão danificados pela ação do tempo.
  •  são registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos, com o propósito de serem estudados pelas historiadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário