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quinta-feira, 8 de julho de 2010
MÓDULO 01 PROVA N2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final :
1.6
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
1. QUAL DOS PRINCÍPIOS NORTEIA A PRÁTICA DE SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO?
·
Prática que demanda analisar, comparar, memorizar letras, sílabas e famílias silábicas.
·
Prática específica da alfabetização.
·
Prática herdada do método orientado pelo uso da cartilha.
·
Prática que enseja a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
2. É FUNDAMENTAL, NA ALFABETIZAÇÃO,
·
desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como:
·
cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos.
·
cartas, correspondência comercial e notícias de imprensa.
·
rótulos, avisos, listas, cartazes publicitários, receitas, manuais e bilhetes informais.
·
folhetos informativos sobre saúde, meio ambiente e outros assuntos de interesse, verbetes de dicionário e de enciclopédia.
3. SEGUNDO SOARES,
·
o letramento consiste não apenas em saber ler e escrever, mas também no cultivo das atividades de leitura e escrita que respondem às demandas sociais de exercício destas práticas. É correto afirmar que o letramento é:
·
dedicado em ensinar/aprender a ler e a escrever.
·
o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas próprias do aprendizado da leitura e da escrita estiveram vigentes.
·
a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante um longo período chamado de Ensino Fundamental.
·
o resultado da ação de ensinar/aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
4. QUAIS DAS ALTERNATIVAS ABAIXO SE REFEREM ÀS CARACTERÍSTICAS DOS "TEXTOS" DAS CARTILHAS?
·
Estrutura textual dotada de coerência e consistência argumentativa.
·
Composição simples e estereotipada.
·
Inadequação para sistemas reais de interlocutor.
·
Elaborada com a preocupação didática de iniciação à leitura.
5. COM RELAÇÃO AO TRABALHO DE REVISÃO DE TEXTO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
·
por meio da revisão textual, o professor ensina a gramática de forma tradicional, centrada em exercícios repetitivos.
·
reescrever ajuda a criança a ser um interlocutor que se afirma ao produzir seu texto para o outro ler, entender, questionar, aceitar ou recusar.
·
esta atividade é melhor compreendida quando feita individualmente pela criança sem o intermédio do professor.
·
o processo de reescrita não permite que as crianças retirem ou acrescentem elementos para modificar o texto.
6. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE À CONCEPÇÃO DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO.
·
No processo de alfabetização, o trabalho com o texto antecede ao estudo do código. Isso implica a compreensão de alguns princípios que norteiam as quatro práticas pedagógicas da alfabetização.
·
O trabalho permanente com textos, baseado nas quatro práticas articuladas, permite que, em cada nova situação discursiva, repitam-se os fundamentos da língua escrita, explicitando o sentido de seus recursos.
·
O trabalho com as quatro práticas de alfabetização possibilita ao aluno oportunidades de repetir o mesmo conteúdo várias vezes, num processo gradativo e fragmentado.
·
A compreensão gradativa dos fundamentos da língua não permite uma avaliação processual.
7. PARA QUE OS ALUNOS ADQUIRAM COMPETÊNCIA COMO ESCRITORES,
·
isto é, sejam capazes de escrever com qualidade verbal e correção linguística, o ensino da língua escrita tem como eixo central as atividades com o texto. Com relação à produção de texto escrito, é correto afirmar que:
I. os alunos só devem escrever textos quando forem capazes de não cometerem mais erros.
II. é importante que o professor organize discussões sobre o tema que será trabalhado na produção textual.
III. para se produzir bons escritores na escola é cabível permitir que as crianças realizem tentativas de escrita que, inicialmente, apresentam muitos erros.
São corretas as afirmativas:
·
II e III.
·
I e III.
·
I, II e III.
·
I e II.
8. QUANTO À PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
·
O domínio da Língua Portuguesa requer que o ensino escolar ofereça ao aluno a possibilidade de aquisição, na oralidade, da linguagem coloquial.
·
A capacidade de uso da oralidade em contextos comunicativos informais, coloquiais e familiares é uma experiência linguística que as crianças adquirem e que deve ser mantida na escola sem nenhuma interferência pedagógica.
·
O desenvolvimento da prática de produção de texto oral requer o prévio estabelecimento dos elementos que o compõem: o interlocutor, o objetivo da interlocução, o assunto e a forma de veiculação do texto.
·
As situações de comunicação oral são sempre informais, variando somente o assunto tratado, as relações entre os interlocutores e a intenção comunicativa.
9. A PRÁTICA DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO IMPLICA EM SELEÇÃO CRITERIOSA E VARIADA DE TEXTOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA.
·
Sobre a seleção dos textos de leitura, selecione a alternativa correta.
·
Não é interessante a criança ler na escola os mesmos tipos de textos que circulam no cotidiano das pessoas: rótulos, avisos, bilhetes informais e correspondência.
·
Não cabe ao professor escolher os textos que serão trabalhados em sala.
·
As linguagens jornalísticas, televisivas e cinematográficas não devem ser trabalhadas em sala, uma vez que, constituem uma diversidade de linguagens longe da realidade do aluno.
·
É fundamental, ainda na alfabetização, desenvolver leituras utilizando textos que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como: cantigas de roda, parlendas, poesias, crônicas e histórias da literatura infantil.
10. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA É A:
·
aquisição da estrutura formal de prestígio social.
·
busca de maior aproximação em relação à linguagem coloquial.
·
atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa.
·
correção de questões gramaticais.
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