terça-feira, 12 de junho de 2012

MÓDULO 09 PROVA N2 LITERATURA INFANTIL

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

LITERATURA INFANTIL

1. Observe abaixo:



  • A leitura tem sido discutida intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que

  •  a carência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela.
  •  a literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto pela leitura.
  •  os professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa imagem da leitura.
  •  somente os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.

2. Há cinco concepções de leitura. Assinale a alternativa que aponta alguma dessas concepções.


  •  A leitura é todo ato consciente de explicação dos sentidos das frases.
  •  A leitura pode ser entendida como decodificação.
  •  O texto é repositório apenas de mensagens.
  •  O texto é entendido apenas como um conjunto de elementos lexicais.

3. Qual é a principal função do conhecimento e trabalho com as formas narrativas de retomada da tradição, do cotidiano e de aventuras?


  •  Contribuir para o desenvolvimento da capacidade imaginativa e intelectual do leitor.
  •  Explorar a diferença entre texto e imagem.
  •  Saber distinguir o cômico e o humor.
  •  Apresentar ao leitor livros mais interessantes.

4. Assinale a alternativa que explica a razão da literatura infantil ter caráter de ensinamento e de moralização.


  •  As narrativas servem para representar, em personagens, a vida do homem e, nos conflitos, as relações entre os humanos.
  •  O moralismo deve-se a um momento histórico em que, com a falta de livros sobre moral e comportamentos, a literatura exerceu esse papel.
  •  Os objetivos de comunicar e convencer fazem com que a literatura também busque convencer os leitores sobre quais são as melhores condutas.
  •  O caráter simbólico da literatura favorece a função moralizadora, já que tratar do comportamento humano transcende realidades históricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário