sábado, 3 de janeiro de 2015

Diário de Bordo: Curso de Especialização em Equoterapia Rancho GG

A fisioterapeuta do Mundo Equo, Cristina Vachelli, vai participar do Curso de Especialização Lato Sensu em Equoterapia realizado na Fundação Rancho GG - Centro de Treinamento, Pesquisa e Ensino da Equoterapia.
A cada dia vamos saber um pouco sobre as aulas teóricas, práticas e as vivências, aqui no blog. Serão dias de muito aprendizado! Acompanhe-nos!

"Por mais agradável e entusiasmante possa parecer essa abordagem cabe lembrar a dificuldade e particularidade que é o tratamento do praticante. A execução da terapia com cavalos pressupõe um ótimo conhecimento, primeiramente, das patologias e sua dinâmica, pois nem tudo que é feito com a melhor das intenções é verdadeiramente útil para o desenvolvimento positivo do praticante. Cabe um alerta contra a assim chamada, síndrome da ajuda, que se manifesta cada vez que o terapeuta, com o intuito de ajudar o paciente, na verdade, busca a solução de seus próprios problemas de relacionamento. O conhecimento de que o cavalo, sozinho, não traz a alteração da problemática, nem que a cura é fundamental.
Amor ao cavalo e bom senso, claro são necessários mas não suficientes para uma abordagem, de fato, terapêutica. Além de uma formação de base são necessários conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da técnica específica. Quando falamos de conhecimento de cavalo não nos referimos meramente a saber cavalgar, mas a conhecer cavalo no mais amplo sentido da palavra. É o nosso instrumento de trabalho e deve ser reconhecido como um coo-terapeuta, portanto, necessita de um conhecimento mais profundo sobre suas origens, modo de vida, simbologias, abordagens e manuseio."

Fonte: http://www.mundoequo.org.br/2013/08/diario-de-bordo-curso-de-especializacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário