Cursos:
Olá pessoal fiz a prova presencial com 18 questões: sendo 11 questões de verdadeiro ou falso; 5 questões de alternativa a-b-c-d; 2 questões que admitiam três respostas.
A prova tem no mínimo de tempo de 30min e máximo de 2hs para execução, no final depois do envio você clica em ok e aparece o que você acertou ou errou já fica sabendo do resultado.
- Recursos Tecnológicos e Praticas Educativas - POS EAD
Unidade I - Aspectos fundamentais de Informática na Educação
Unidade II - Representação do conhecimento
Unidade III - Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Diagnostico dos Problemas de Aprendizagem - POS EAD
Fundamentos epistemológicos do diagnóstico no campo da Psicopedagogia
Como buscar a informação para o diagnóstico dos problemas de aprendizagem
A dimensão cognitiva dos problemas de aprendizagem
A dimensão afetiva e psicomotora dos problemas de aprendizagem
- Intervenção em Problemas de Aprendizagem - POS EAD
Diagnóstico e Intervenção: a especificidade da ação interventiva
Intervenções relacionadas com a família
Intervenção com professores
Os meios de comunicação e o processo de aprendizagem
Olá pessoal fiz a prova presencial com 18 questões: sendo 11 questões de verdadeiro ou falso; 5 questões de alternativa a-b-c-d; 2 questões que admitiam três respostas.
A prova tem no mínimo de tempo de 30min e máximo de 2hs para execução, no final depois do envio você clica em ok e aparece o que você acertou ou errou já fica sabendo do resultado.
As perguntas estavam todas misturadas e não separadas por disciplina. Somente não gostei da questão do HTP pois somente estudei pelas apostilas em PDF do curso, não cheguei a ver o manual de HTP.
Você acessa seu blackboard fazendo login como sempre e depois tem um link ao lado da "área do aluno" que é "meus cursos" onde está a prova presencial então o tutor do polo lhe dá uma senha para entrar na prova. Link para acessar a prova (Funções de Cursos em que você está: Aluno Avaliação Presencial Pós-Graduação – 2º Semestre/2014).
O blackboard vale 4,00 e a prova presencial vale 6,00 totalizando temos a nota máxima 10 pontos.
Pergunta 1 A diferença entre a
intervenção psicopedagógica e psicoterápica está em que: Na primeira o foco do
trabalho está no processo de aprendizagem.
Verdadeiro| Falso
Verdadeiro| Falso
Pergunta 2 Segundo Demo, P. (2008) “TICs
e EDUCAÇÃO”.
Disponível em:
http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html. [link apenas para
referência, não precisa consultar] Data da Consulta: 22/03/2014,
podemos afirmar que: Toda proposta que investe na
introdução das TICs na escola só pode dar certo passando pelas mãos dos
professores. O que transforma tecnologia em aprendizagem, não é a máquina, o
programa eletrônico, o software, mas o professor.
Verdadeiro| Falso
Pergunta 3 As investigações sobre a
Síndrome de Bournot indicam que esta ocorre somente em trabalhadores pouco
inteligentes.
Certo| Errado
Pergunta 4 Conforme Demo, P. (2008) “TICs
e EDUCAÇÃO”.
Disponível em:
http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html. [link apenas para
referência, não precisa consultar] Data da Consulta: 22/03/2014,
pode-se afirmar que: A mente humana, em sua
dinâmica auto-referente e autopoiética, não reproduz, transmite, copia
conhecimento, mas o desconstrói e reconstrói, interminavelmente.
Verdadeiro| Falso
Pergunta 5 A tarefa essencial do
psicopedagogo em um diagnóstico explicativo consiste em: escolher instrumentos
ou formas de coletar dados adequados para verificar o funcionamento cognitivo
do sujeito.
Verdadeiro| Falso
Pergunta 6 A entrevista para a
reconstrução da dinâmica do desenvolvimento proposta por Arias Beatón, difere
da anamnese clássica porque: A anamnese procura compreender os significados,
para o sujeito, dos fatos que o sujeito relata a partir de sua memória e não
obedece a seqüência de etapas evolutivas do sujeito.
Verdadeiro| Falso
Pergunta 7 Pelo que foi estudado na
disciplina que trata de tecnologia e educação, selecione quais dos sites abaixo
são considerados repositórios de objetos de aprendizagem:
a. Twitter.
b. Portal
do Professor, mantido pelo MEC.
c. Portal
MERLOT.
d. Projeto
Labvirt - Faculdade de Educação da USP.
Pergunta 8 Na experiência realizada na
Alemanha sobre formação de professores verificou-se como condição importante: a
orientação oferecida aos recém formados nos dois primeiros anos de atividade.
Verdadeiro| Falso
Pergunta 9 Alguns Ambientes Virtuais de
Aprendizagem são:
a. Teleduc
b. Google e Orkut
c. Blackboard
d. Moodle
Pergunta 10 Os galhos da árvore e os
braços da figura humana indicam:
a. A
possibilidade que o sujeito tem de interagir e estabelecer trocas com o
ambiente.
b. O
grau que a fantasia ocupa na vida do sujeito.
c. A
auto – estima do sujeito.
d. Os
recursos que o sujeito tem para retirar da realidade a satisfação de suas
necessidades.
Pergunta 11 Segundo Demo, P. (2008) “TICs
e EDUCAÇÃO”.
Disponível em:
http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html. [link apenas para
referência, não precisa consultar] Data da Consulta: 22/03/2014,
podemos afirmar que: Estudar, pesquisar, elaborar
são atividades que expressam potencialidades profundas de aprendizagem e que
podem ser feitas em qualquer lugar e tempo, sob orientação.
Verdadeiro| Falso
Pergunta 12 O progresso das técnicas de
comunicação e informação criou novos contextos de ensino e aprendizagem. Face a
este progresso assinale a alternativa falsa:
a. Não
existem diferenças entre alunos e professores no formato presencial e a
distância.
b. Os
alunos precisam desenvolver novos recursos face às exigências dos cursos a
distância.
c. As
pesquisas sugerem uma forma de combinar cursos presenciais a distância.
d. Os
professores precisam ajustar seus recursos para trabalhar no formato a
distância.
Pergunta 13 Filidoro e Castorina,
analisando a especificidade do diagnóstico psicopedagógico apontam:
a. o
valor da ignorância que nos convoca para a investigação
b. O
papel de reconhecer nossa ignorância sobre o sujeito
c. O
valor da interdisciplinaridade, a coragem de abandonar certezas e o valor da
ignorância
d. O
valor da interdisciplinaridade
Pergunta 14 O diagnóstico dos problemas de
aprendizagem é concebido como:
a. Um
processo de construção de conhecimento que tem como objetivo principal
classificar o sujeito.
b. Um
processo de construção de conhecimento que tem como objetivo principal auxiliar
o sujeito a resgatar sua condição de aprendiz.
c. Um
processo de construção de conhecimento que tem como objetivo principal orientar
o professor.
d. Um
processo de aplicação de instrumentos para coletar dados da personalidade do
sujeito.
Pergunta 15 A Entrevista Operativa Centrada
na Aprendizagem (EOCA) permite: Verificar o que o sujeito aprendeu, como
aprendeu e os vínculos que estabeleceu com o conhecimento.
Verdadeiro| Falso
Pergunta 16 Dada a complexidade do
processo de aprendizagem e intervenção em problemas de aprendizagem deve
considerar apenas a criança. Esta sentença é verdadeira ou falsa? Verdadeiro |Falso
Pergunta 17 A intervenção em problemas de
aprendizagem deve ser realizada:
a. Só
com a família
b. Só
com o sujeito
c. Com
a criança e outras pessoas envolvidas no processo
d. Só
com a escola
Pergunta 18 Conforme Demo, P. (2008) “TICs
e EDUCAÇÃO”.
Disponível em:
http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html. [link apenas para
referência, não precisa consultar] Data da Consulta: 22/03/2014,
podemos afirmar que: As TICs não apenas facilitam
acessos e interatividades. Elas são expressões próprias dessas habilidades. Daí
a importância extrema de envolver as TICs em ambientes educacionais, não apenas
para que estes se tornem tecnologicamente corretos, mas também para que as
plataformas tecnológicas signifiquem novas oportunidades de aprender e
formar-se.
Verdadeiro| Falso
Nenhum comentário:
Postar um comentário