segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Psicopedagogia - Verificando a Aprendizagem I


Uma vez iniciado, este Teste deve ser concluído em uma sessão. Não saia do teste antes de clicar em Salvar e enviar.

Pergunta 1

Considerando a Psicopedagogia como campo teórico e a intervenção em problemas de aprendizagem como uma das ações realizadas pelos psicopedagogos, assinale a alternativa incorreta:
a.
compreender a dificuldade de aprendizagem ou o fracasso escolar, somente a partir da condição biológica é um reducionismo que pode comprometer a qualidade da intervenção.
b.
as ideias do Enfoque Histórico-Cultural aparecem, na literatura com a mesma frequência das idéias de Piaget e da Psicanálise.
c.
no nosso contexto as referências teóricas mais frequentes para embasar as ações interventivas são a Psicologia Cognitiva, a teoria de Piaget e a Psicanálise.
d.
a intervenção psicopedagógica pode ocorrer no plano da prevenção ou no plano curativo.
0,14 pontos   
Pergunta 2

Quando entendemos o conhecimento como uma construção compartilhada que pode auxiliar o sujeito a modificar sua vida e resolver as dificuldades que enfrenta, o especialista coloca-se no lugar de:
a.
da autoridade que é responsável pela modificação do sujeito.
b.
detentor do saber.
c.
do co-autor de um conhecimento que valoriza e faz do sujeito atendido um participante responsável.
d.
da autoridade que deve ser ouvida pelo sujeito atendido.
0,14 pontos   
Pergunta 3

Considerando as relações entre diagnóstico e intervenção nos problemas de aprendizagem, assinale a alternativa correta:
a.
considerando que o psicopedagogo como especialista conhece as causas dos problemas de aprendizagem, ele deveria ser ouvido por pais e professores que devem seguir seus conselhos.
b.
diagnóstico e intervenção são etapas nitidamente distintas.
c.
a relação entre diagnóstico e intervenção relaciona-se com a concepção de conhecimento assumida pelo psicopedagogo.
d.
diagnóstico e intervenção tem os mesmos objetivos ainda que tenham procedimentos diferentes.
0,14 pontos   
Pergunta 4

A Psicanálise tomada como referencial teórico para organizar um processo interventivo permite compreender:
a.
o papel da cultura nos processos de aprendizagem e de subjetivação.
b.
como se constitui o desejo de prender no sujeito.
c.
a importância da escrita e da leitura no processo de desenvolvimento.
d.
os recursos cognitivos que o sujeito desenvolveu para construir conhecimento.
0,14 pontos   
Pergunta 5

Piaget, tomado como referencial teórico para organizar um processo interventivo permite compreender:
a.
como ocorrem as relações entre o psicopedagogo r o sujeito atendido em função dos conceitos de transferência e contratransferência.
b.
o papel da família nos processos de aprendizagem.
c.
como se constitui o desejo de aprender no sujeito.
d.

os recursos que o sujeito desenvolveu para construir conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário