terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Fórum: Trocando Reflexões II Seqüência: Intervenções relacionadas com a família.

Caro aluno, 

Procure relacionar a concepção que você construiu sobre desenvolvimento e sobre a participação da família neste processo e as possibilidades de intervenção em relação à família, nos problemas de aprendizagem.

Vale destacar, que sua participação será avaliada, ok?

Aguardo você!



O primeiro suporte do aluno é a família esse inicio de interação e onde encontramos modelos sociais de cultura, comportamento, religião, definição de certo e errado, entre muitos outros tópicos.
É importante a família presente no desenvolvimento escolar do aluno pois a mesma contribui diretamente com o que o aluno faz no âmbito social e educacional. Quando a criança tem um bom vínculo familar, o que não depende de como a família é organizada estruturalmente, pode se ver que torna mais fácil desenvolver a aprendizagem, já que a criança não leva nenhum problema familiar para a escola.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) em seus artigos determina: Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Portanto, é inquestionável se a família deve interferir ou não no âmbito educacional, tendo em vista a sua fundamental participação. A família possui papel importante para a evolução educacional do aluno, e nenhum dos problemas familiares devem interferir no processo educacional.

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