sábado, 29 de novembro de 2014

Psicopedagogia - Trocando Reflexões III Resposta Intervenção com professores.

Caro aluno, 

A partir de sua experiência enquanto docente ou na sua observação de outros professores, pense na seguinte questão: O professor demonstra facilidade para perceber a sua ação educativa ou a sua forma de ensinar como condição explicativa dos problemas de aprendizagem dos alunos? 

Boa reflexão!


Meu relato será em base de observação de outros professores o professor A tem nove anos de tempo de serviço e o professor B tem menos tempo de serviço, mas possui capacitação na área da Inclusão, então começo narrando que o professor A não demonstrou facilidade para perceber a sua ação educativa colocando a culpa da falta de aprendizagem do aluno em questão da sua síndrome e alegando para a família que o aluno não aprenderia em forma de desabafo, houve a troca de professor a pedido da família, e o professor B conseguiu fazer com que o aluno aprendesse utilizando o que a família relatou sobre as características do aluno e adaptando as tarefas de forma coerente. A característica que chama atenção do professor B é que o mesmo reavaliou a forma de ensinar e fez uma adaptação coerente para o problema de aprendizagem do aluno sendo isso um exemplo de condição explicativa do problema de aprendizagem. Pois todos são capazes de aprender, mas a forma de ensinar tem que ser adaptada aos problemas de aprendizagem de cada aluno. Não adianta achar os culpados, pois o problema não se soluciona apontando alguém ou alguma coisa, mas sim achando uma diretriz como linha de pensamento para solucionar o problema. O que o professor B fez com maestria isso acredito provavelmente visto que o mesmo estava melhor capacitado para atuar junto ao aluno deficiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário