Caro aluno,
As questões apresentadas nessa atividade pretendem dar a você a possibilidade de sistematizar informações contidas no texto apresentado na unidade que acabamos de concluir. Lembre-se que esta atividade vale até 0,7 pontos. Sendo necessário, volte ao texto lido. Bom trabalho! .
1 - Sistematize as principais características da síndrome de Bournot.
2 - Sistematize as características de professores potenciadores de desenvolvimento e aprendizagem em seus alunos.
3 - Indique as diferenças encontradas por Carnoy na comparação de escolas no Brasil e Cuba.
4 - Em que espaços o psicopedagogo pode organizar intervenções com professores?
As questões apresentadas nessa atividade pretendem dar a você a possibilidade de sistematizar informações contidas no texto apresentado na unidade que acabamos de concluir. Lembre-se que esta atividade vale até 0,7 pontos. Sendo necessário, volte ao texto lido. Bom trabalho! .
1 - Sistematize as principais características da síndrome de Bournot.
2 - Sistematize as características de professores potenciadores de desenvolvimento e aprendizagem em seus alunos.
3 - Indique as diferenças encontradas por Carnoy na comparação de escolas no Brasil e Cuba.
4 - Em que espaços o psicopedagogo pode organizar intervenções com professores?
As questões apresentadas nessa atividade pretendem dar a você
a possibilidade de sistematizar informações contidas no texto apresentado na
unidade que acabamos de concluir. Lembre-se que esta atividade vale até 0,7
pontos. Sendo necessário, volte ao texto lido. Bom trabalho! .
1 - Sistematize as principais características da síndrome de Bournot.
A palavra síndrome designa um conjunto de sintomas, que podem ser físicos, psíquicos, de comportamento etc. No caso da Síndrome de Burnout, os sintomas mais expressivos são: crescimento da fadiga constante, distúrbios de sono, dores musculares, dores de cabeça e enxaquecas, problemas gastrointestinais, respiratórios, cardiovasculares. Em mulheres, as alterações no ciclo menstrual são um sintoma físico importante. Além desses, existem sintomas psicológicos como: dificuldade de concentração, lentificação ou alteração do pensamento, sentimentos negativos sobre o viver, trabalhar e ser, impaciência, irritabilidade, baixa autoestima, desconfiança, depressão, em alguns casos paranoia. A partir desses sintomas, o sujeito acometido pela Síndrome de Burnout desenvolve comportamentos como: negligência ou perfeccionismo, agressividade nas relações cotidianas, perda da flexibilidade emocional e da capacidade de relaxar e planejar. Além disso, tende ao isolamento, à perda de interesse pelo trabalho e outras atividades. Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/sindrome-burnout.htm
1 - Sistematize as principais características da síndrome de Bournot.
A palavra síndrome designa um conjunto de sintomas, que podem ser físicos, psíquicos, de comportamento etc. No caso da Síndrome de Burnout, os sintomas mais expressivos são: crescimento da fadiga constante, distúrbios de sono, dores musculares, dores de cabeça e enxaquecas, problemas gastrointestinais, respiratórios, cardiovasculares. Em mulheres, as alterações no ciclo menstrual são um sintoma físico importante. Além desses, existem sintomas psicológicos como: dificuldade de concentração, lentificação ou alteração do pensamento, sentimentos negativos sobre o viver, trabalhar e ser, impaciência, irritabilidade, baixa autoestima, desconfiança, depressão, em alguns casos paranoia. A partir desses sintomas, o sujeito acometido pela Síndrome de Burnout desenvolve comportamentos como: negligência ou perfeccionismo, agressividade nas relações cotidianas, perda da flexibilidade emocional e da capacidade de relaxar e planejar. Além disso, tende ao isolamento, à perda de interesse pelo trabalho e outras atividades. Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/sindrome-burnout.htm
No nosso material a síndrome de Bournot é descrita como a síndrome da
desistência ou o sentimento de impotência muitas vezes experimentado pelo
professor pode ainda ser considerado como um estado de exaustão resultado de um
trabalho intenso e exaustivo que desconsidera as necessidades do trabalhador.
Também considerada como uma reação a tensão emocional prolongada resultante de
uma atenção constante e grandes responsabilidades a cada tarefa do trabalho. Em
resumo envolve o afetivo, ocorre o desgaste, não suporta, a tensão e exigências
e acaba desistindo. O material do Brasil Escola está melhor detalhada as
características.
2 - Sistematize as características de professores potenciadores de desenvolvimento e aprendizagem em seus alunos.
Uma concepção adequada do desenvolvimento humano e da
aprendizagem; a valorização que davam a sua formação e a sua atividade
profissional; a intencionalidade e a motivação para seguir superando-se em um processo de
formação continuada; a intencionalidade da ação educativa e o domínio que o
professor tem do conteúdo que ensina.
3 - Indique as diferenças encontradas por Carnoy na comparação de escolas no Brasil, Chile e Cuba.
3 - Indique as diferenças encontradas por Carnoy na comparação de escolas no Brasil, Chile e Cuba.
Em Cuba a turma trabalha mais e as perguntas do
educador levam todos a pensar e não há perda de tempo chamando a atenção dos
alunos. A formação dos professores é de melhor qualidade o que demonstra nos
alunos que se formam.
No caso do Brasil verificou o tempo dedicado ao
trabalho em grupo, o problema é que os alunos mesmo sentados juntos não
interagem para resolver problemas matemáticos. Utiliza muito tempo com cópia e
perguntas repetitivas. A educação básica é fraca.
4 - Em que espaços o psicopedagogo pode organizar
intervenções com professores?
No plano institucional e preventivo, na medida em que
ele pode contribuir com a formação inicial,
continuada e em serviço ao professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário