sábado, 29 de novembro de 2014

Psicopedagogia - Verificando a Aprendizagem III Resposta Intervenção com professores

Caro aluno, 

As questões apresentadas nessa atividade pretendem dar a você a possibilidade de sistematizar informações contidas no texto apresentado na unidade que acabamos de concluir. Lembre-se que esta atividade vale até 0,7 pontos. Sendo necessário, volte ao texto lido. Bom trabalho! . 

1 - Sistematize as principais características da síndrome de Bournot. 

2 - Sistematize as características de professores potenciadores de desenvolvimento e aprendizagem em seus alunos. 

3 - Indique as diferenças encontradas por Carnoy na comparação de escolas no Brasil e Cuba. 

4 - Em que espaços o psicopedagogo pode organizar intervenções com professores?

As questões apresentadas nessa atividade pretendem dar a você a possibilidade de sistematizar informações contidas no texto apresentado na unidade que acabamos de concluir. Lembre-se que esta atividade vale até 0,7 pontos. Sendo necessário, volte ao texto lido. Bom trabalho! . 

1 - Sistematize as principais características da síndrome de Bournot. 
A palavra síndrome designa um conjunto de sintomas, que podem ser físicos, psíquicos, de comportamento etc. No caso da Síndrome de Burnout, os sintomas mais expressivos são: crescimento da fadiga constante, distúrbios de sono, dores musculares, dores de cabeça e enxaquecas, problemas gastrointestinais, respiratórios, cardiovasculares. Em mulheres, as alterações no ciclo menstrual são um sintoma físico importante. Além desses, existem sintomas psicológicos como: dificuldade de concentração, lentificação ou alteração do pensamento, sentimentos negativos sobre o viver, trabalhar e ser, impaciência, irritabilidade, baixa autoestima, desconfiança, depressão, em alguns casos paranoia. A partir desses sintomas, o sujeito acometido pela Síndrome de Burnout desenvolve comportamentos como: negligência ou perfeccionismo, agressividade nas relações cotidianas, perda da flexibilidade emocional e da capacidade de relaxar e planejar. Além disso, tende ao isolamento, à perda de interesse pelo trabalho e outras atividades. Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/sindrome-burnout.htm
No nosso material a síndrome de Bournot é descrita como a síndrome da desistência ou o sentimento de impotência muitas vezes experimentado pelo professor pode ainda ser considerado como um estado de exaustão resultado de um trabalho intenso e exaustivo que desconsidera as necessidades do trabalhador. Também considerada como uma reação a tensão emocional prolongada resultante de uma atenção constante e grandes responsabilidades a cada tarefa do trabalho. Em resumo envolve o afetivo, ocorre o desgaste, não suporta, a tensão e exigências e acaba desistindo. O material do Brasil Escola está melhor detalhada as características.

2 - Sistematize as características de professores potenciadores de desenvolvimento e aprendizagem em seus alunos. 
Uma concepção adequada do desenvolvimento humano e da aprendizagem; a valorização que davam a sua formação e a sua atividade profissional; a intencionalidade e a motivação para  seguir superando-se em um processo de formação continuada; a intencionalidade da ação educativa e o domínio que o professor tem do conteúdo que ensina.

3 - Indique as diferenças encontradas por Carnoy na comparação de escolas no Brasil, Chile e Cuba. 
Em Cuba a turma trabalha mais e as perguntas do educador levam todos a pensar e não há perda de tempo chamando a atenção dos alunos. A formação dos professores é de melhor qualidade o que demonstra nos alunos que se formam.
No caso do Brasil verificou o tempo dedicado ao trabalho em grupo, o problema é que os alunos mesmo sentados juntos não interagem para resolver problemas matemáticos. Utiliza muito tempo com cópia e perguntas repetitivas. A educação básica é fraca.
4 - Em que espaços o psicopedagogo pode organizar intervenções com professores? 

No plano institucional e preventivo, na medida em que ele pode contribuir com  a formação inicial, continuada e em serviço ao professores.

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