sábado, 29 de novembro de 2014

Psicopedagogia - Trocando Reflexões IV Respostas Os meios de comunicação e o processo de aprendizagem

Caro aluno,

Com o progresso dos recursos da tecnologia da comunicação e da informação a quantidade e o acesso à informação ficaram mais fáceis e a quantidade de informação disponível consideravelmente ampliada. Dessa forma, o desafio da escola não é o de dar a informação, mas auxiliar o estudante a selecionar e refletir sobre a informação selecionada. Para realizar este exercício, procure no site da Associação Brasileira de Psicopedagogia ou no Google, cruzando termos como mídia e aprendizagem ou problemas de aprendizagem ou TCIs e problemas de aprendizagem, escolha um dos artigos que você encontrar para ler e comente em que o artigo o ajudou como futuro psicopedagogo.   
Participe, ok!

TICs e Problemas de Aprendizagem
O Impacto das TIC no Sucesso Educativo de Alunos com Autismo
O ensino das pessoas com NEE, nomeadamente as pessoas com autismo revela-se um desafio para os seus educadores, desafio esse que pode ser influenciado positivamente pela formação dos seus educadores e familiares e pelo recurso a métodos virados para as novas tecnologias. Nesse sentido é fundamental estudar os modelos e as novas tecnologias mais abrangentes e adequadas a este tipo de instrução. Convém salientar que o computador constitui a base de várias soluções sendo, por si só, já uma vantagem óbvia, como por exemplo, na utilização da internet, de hipertexto de hipermídia que beneficiam, em maior ou menor dimensão, a exploração interativa em qualquer tipo de NEE. As aplicações de produtividade, comuns com as suas várias opções, podem ser um auxílio em variadas situações, assim como diferentes tipos de software pedagógico.
  • TICs
  • Browser ZAC Browser - Zone for Autistic Children, um inovador browser que possui uma interface agradável, com uma navegação simples e ajustada às necessidades deste grupo específico.
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem
  • Simuladores de Situações Reais
A utilização do computador permite criar num ambiente não ameaçador e reduz o receio de fracasso perante o próprio e os outros. Possibilita, portanto, a promoção da autoestima e confiança. Proporciona ainda um trabalho colaborativo e de interação social. As TIC podem ser utilizadas pelo autista de forma autônoma, com auxilio ou em parceria, possibilitando assim a aquisição de regras inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, tal como saber esperar, dar a vez e realizar uma atividade partilhada. Conclui-se, portanto que poderão auxiliar a ultrapassar dificuldades na generalização de aprendizagens de atenção e motivação. Utilizando simuladores da realidade, o autista pode errar e aprender em situações controladas, afastado assim dos perigos da realidade.
Minha consideração ao ler a dissertação de mestrado da Raquel Pinho Pires foi à confirmação do que aprendi no começo do curso de psicopedagogia as vantagens na utilização das TICs para alunos com problemas de aprendizagem. Tive a oportunidade de utilizar a tecnologia para estimular uma criança autista não verbal a escrever a mesma não utilizava papel, mas se adaptou bem com o mouse e o programa com isso começou a reproduzir as primeiras letras assim que conseguiu o domínio começou a utilização do site do Google para estimular a escrita adquirida procurando por informações do seu interesse o repertório de palavras aumentou e com este avanço consegui introduzir assuntos que não englobavam somente o seu foco da estereotipia mental, mas muitos outros assuntos. Com o tempo conseguiu fazer uso do papel. Como descrito acredito na importância das TICs para sanar os problemas de aprendizagem.

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