quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mapas Conceituais

Aprofundando os mapas conceituais

 

Conteúdo

  • Recordar é viver...

    Os Mapas Conceituais são diagramas esquemáticos propostos por Novak como suporte à teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.


    (1) Vale a pena recordar um pouco sobre os Mapas Conceituais, lendo o artigo de Ítalo Dutra sobre o tema. Uma frase bastante importante colocada pelo autor é a que afirma que "O Importante não é propriamente o resultado do mapa, mas o exercício mental feito para construí-lo", o que vai de encontro aos princípios ausubelianos. Se desejar, há um outro texto em PDF, mais simples, do mesmo autor intitulado “ As implicações significantes: categorias para a análise de mapas conceituais” no endereço http://peadtrescachoeiras6.pbworks.com/f/Mapas%C2%A0conceituais.pdf./>

    (2) Para quem ainda não fez download da ferramenta CMapTools, acesse o link http://cmap.ihmc.us/ e instale-a em seu computador.
    Caso você encontre problemas ao instalar, há alguns recursos adicionais que podem ajudá-lo:
    • experimente ler o Manual de Instalação criado pelo Simão Pedro, da PUC-MG; é bastante completo e traz detalhes passo-a-passo da instalação
    • há um outro Manual de Instalação (em espanhol), um pouco mais breve.
    Observação: Obviamente, outras ferramentas podem ser usadas na construção de mapas conceituais, como lápis e papel ou mesmo o Powerpoint. A Microsoft mantém um breve tutorial sobre o uso de Powerpoint na construção de mapas conceituais .
  • Como usar o CMapTools?


    O CMapTools é uma ferramenta de uso bastante intuitivo, de maneira que acreditamos que você não terá muita dificuldade em utilizá-la. Em todo caso, sugerimos alguns materiais de apoio, em português:
  • Desafio

     Caso você atue na docência, peça a seus alunos que elaborem um mapa conceitual em suas próximas aulas sobre o tópico que você for abordar. É uma experiência interessante pedir um mapa antes de iniciar o tópico (para verificar conhecimentos prévios) e um mapa após o término do tópico (para verificar construção de conhecimento). Os alunos podem fazer esses mapas usando software ou papel e lápis. Se você conseguir essa aplicação, compartilhe com a gente alguns dos mapas que você conseguir, no item "Convivência", e descreva qual foi a receptividade dos alunos.
    O desafio não é pontuado em nossa disciplina, ok!
  • Conhecendo a Fonte

    Dutra, I. M. (2005). Novas formas de aprender, novas formas de avaliar - Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem.  Data da Consulta: 05/04/2010.
  • Fonte: Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário