Aprofundando os mapas conceituais
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Recordar é viver...
Os Mapas Conceituais são diagramas esquemáticos propostos por Novak como suporte à teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.
(1) Vale a pena recordar um pouco sobre os Mapas Conceituais, lendo o artigo de Ítalo Dutra sobre o tema. Uma frase bastante importante colocada pelo autor é a que afirma que "O Importante não é propriamente o resultado do mapa, mas o exercício mental feito para construí-lo", o que vai de encontro aos princípios ausubelianos. Se desejar, há um outro texto em PDF, mais simples, do mesmo autor intitulado “ As implicações significantes: categorias para a análise de mapas conceituais” no endereço http://peadtrescachoeiras6.pbworks.com/f/Mapas%C2%A0conceituais.pdf./>
(2) Para quem ainda não fez download da ferramenta CMapTools, acesse o link http://cmap.ihmc.us/ e instale-a em seu computador.Caso você encontre problemas ao instalar, há alguns recursos adicionais que podem ajudá-lo:- experimente ler o Manual de Instalação criado pelo Simão Pedro, da PUC-MG; é bastante completo e traz detalhes passo-a-passo da instalação
- há um outro Manual de Instalação (em espanhol), um pouco mais breve.
Como usar o CMapTools?
O CMapTools é uma ferramenta de uso bastante intuitivo, de maneira que acreditamos que você não terá muita dificuldade em utilizá-la. Em todo caso, sugerimos alguns materiais de apoio, em português:Desafio
Caso você atue na docência, peça a seus alunos que elaborem um mapa conceitual em suas próximas aulas sobre o tópico que você for abordar. É uma experiência interessante pedir um mapa antes de iniciar o tópico (para verificar conhecimentos prévios) e um mapa após o término do tópico (para verificar construção de conhecimento). Os alunos podem fazer esses mapas usando software ou papel e lápis. Se você conseguir essa aplicação, compartilhe com a gente alguns dos mapas que você conseguir, no item "Convivência", e descreva qual foi a receptividade dos alunos.O desafio não é pontuado em nossa disciplina, ok!Conhecendo a Fonte
Dutra, I. M. (2005). Novas formas de aprender, novas formas de avaliar - Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem. Data da Consulta: 05/04/2010.- Fonte: Cruzeiro do Sul
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