Seqüência: Fundamentos epistemológicos do diagnóstico no campo da Psicopedagogia.
Fórum de Discussão
Caro aluno,
Observe o exemplo proposto e indique que dados você procuraria obter para realizar o diagnóstico do problema de aprendizagem ou da dificuldade apresentada pela criança em seu rendimento escolar.
X é um menino de 9 anos que cursa o segundo do ensino fundamental. Sua mãe procurou uma psicopedagoga, orientada pela professora de X. A professora considera X imaturo, pouco atento, dispersivo, pouco interessado principalmente nas tarefas relacionadas com a matemática. A adição 38 + 45 = 713 é uma das contas que pode ser encontrada no caderno de X.
Procure dialogar com a tutora e com seus colegas.
X é um menino de 9 anos que cursa o segundo do ensino fundamental. Sua mãe procurou uma psicopedagoga, orientada pela professora de X. A professora considera X imaturo, pouco atento, dispersivo, pouco interessado principalmente nas tarefas relacionadas com a matemática. A adição 38 + 45 = 713 é uma das contas que pode ser encontrada no caderno de X.
Procure dialogar com a tutora e com seus colegas.
Profa. Janaina
Verificando a Aprendizagem
Pergunta 1
1.
O diagnóstico dos problemas de
aprendizagem deve ser capaz de classificar o sujeito nas diferentes categorias
existentes na literatura sobre as crianças que não aprendem
Verdadeiro
Falso (correta)
Pergunta 2
1.
O sistema de entrevistas para a
reconstrução da dinâmica histórica do desenvolvimento foi construído a partir
dos pressupostos do Enfoque Histórico – Cultural.
Verdadeiro (correta)
Falso
Pergunta 3
1.
A entrevista ou sistema de
entrevistas para reconstrução da dinâmica histórica do desenvolvimento do
sujeito corresponde a anamnese tradicional.
Verdadeiro
Falso
Pergunta 4
1.
Na perspectiva histórico – cultural,
o problema de aprendizagem ou de rendimento escolar insuficiente é um sintoma.
Verdadeiro
Falso
Pergunta 5
1.
O diagnóstico dos problemas de
aprendizagem deve ser capaz de explicar a situação que o sujeito enfrenta, deve
oferecer subsídios para organizar intervenções que ajudem a resgatar sua condição
de aprendiz e orientar pessoas envolvidas no seu processo de aprendizagem.
Verdadeiro
Falso
Nenhum comentário:
Postar um comentário