quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Psicopedagogia - Trocando Reflexões II - Verificando a Aprendizagem II

Seqüência: Fundamentos epistemológicos do diagnóstico no campo da Psicopedagogia.

Fórum de Discussão


Caro aluno,

Observe o exemplo proposto e indique que dados você procuraria obter para realizar o diagnóstico do problema de aprendizagem ou da dificuldade apresentada pela criança em seu rendimento escolar.



X é um menino de 9 anos que cursa o segundo do ensino fundamental. Sua mãe procurou uma psicopedagoga, orientada pela professora de X. A professora considera X imaturo, pouco atento, dispersivo, pouco interessado principalmente nas tarefas relacionadas com a matemática. A adição 38 + 45 = 713 é uma das contas que pode ser encontrada no caderno de X.



Procure dialogar com a tutora e com seus colegas.
Profa. Janaina



Verificando a Aprendizagem

Pergunta 1
1.      O diagnóstico dos problemas de aprendizagem deve ser capaz de classificar o sujeito nas diferentes categorias existentes na literatura sobre as crianças que não aprendem
 Verdadeiro
 Falso (correta)
   
Pergunta 2
1.      O sistema de entrevistas para a reconstrução da dinâmica histórica do desenvolvimento foi construído a partir dos pressupostos do Enfoque Histórico – Cultural.
 Verdadeiro (correta)
 Falso
   
Pergunta 3
1.      A entrevista ou sistema de entrevistas para reconstrução da dinâmica histórica do desenvolvimento do sujeito corresponde a anamnese tradicional.
 Verdadeiro
 Falso
   
Pergunta 4
1.      Na perspectiva histórico – cultural, o problema de aprendizagem ou de rendimento escolar insuficiente é um sintoma.
 Verdadeiro
 Falso
   
Pergunta 5
1.      O diagnóstico dos problemas de aprendizagem deve ser capaz de explicar a situação que o sujeito enfrenta, deve oferecer subsídios para organizar intervenções que ajudem a resgatar sua condição de aprendiz e orientar pessoas envolvidas no seu processo de aprendizagem.
 Verdadeiro
 Falso


Nenhum comentário:

Postar um comentário