quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Psicopedagogia - Trocando Reflexões I - Verificando a Aprendizagem I

Seqüência: Fundamentos epistemológicos do diagnóstico no campo da Psicopedagogia.


Fórum de Discussão


Caro aluno,

Tendo em vista as leituras e discussões realizadas ao longo dessa unidade, analise definições de problemas de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem, identificando as dimensões relevantes apontadas no material da unidade.

Analise criticamente estas definições para que a discussão fique mais interessante, ok?

Participe!
Profa. Janaina


Verificando a Aprendizagem



Caro aluno,
Com base no que foi lido no texto teórico, analise as afirmações apresentadas a partir do caso descrito, indicando se estas lhe parecem falsas ou verdadeiras.
Caso - José tem 11 anos e está cursando, pela terceira vez, a terceira série. Seu pai abandonou a família quando a criança tinha 4 anos, deixando a mulher e dois irmãos mais velhos.A mãe trabalha com faxineira para sustentar os filhos. A mãe cursou a primeira e segunda série. José tem dificuldade em matemática, escreve com muitos erros e tem dificuldade com a leitura. Depois da escola, fica na vizinhança brincando até que a mãe volta do trabalho. José não tem uma rotina de vida estabelecida. A professora reclama que ele é muito distraído e que a mãe é pouco interessada no aprendizado do filho.
Poderíamos afirmar que as dificuldades de José estão relacionadas com um rebaixamento da inteligência e aplicar um teste de inteligência para verificar esta condição?   (   ) sim   (   ) não.
Por quê?




A situação apresentada anteriormente corresponde a um diagnóstico explicativo?
(   )   sim   (   ) não
Por quê?




As dificuldades que José apresenta devem ser explicadas pela falta de concentração que é resultante da hiperatividade, sendo necessário o uso de medicação adequada?
(   )sim   (   ) não
Por quê?

Para compreender as dificuldades do aluno é necessário considerar não só o desenvolvimento que ele apresenta, mas também as condições de reprovação, as condições da dinâmica familiar, a escolaridade da mãe, a condição e trabalho da mãe e a rotina de vida da criança. Esta análise é mais próxima de um diagnóstico explicativo?
(   ) sim   (   ) não.  

Por quê?  






6 comentários:

  1. Poderíamos afirmar que as dificuldades de José estão relacionadas com um rebaixamento da inteligência e aplicar um teste de inteligência para verificar esta condição? Não.
    Por quê? José tem um histórico familiar complicado, não tem rotina, e tem a falta de interesse do responsável.

    ResponderExcluir
  2. A situação apresentada anteriormente corresponde a um diagnóstico explicativo?
    Sim, mas muito resumido.
    Por quê? Eu verificaria o contexto escolar e a falta de encaminhamentos por parte da escola.

    ResponderExcluir
  3. As dificuldades que José apresenta devem ser explicadas pela falta de concentração que é resultante da hiperatividade, sendo necessário o uso de medicação adequada?
    Não
    Por quê? Não vi relacionamento sobre a indicação de hiperatividade somente pela indicação de dificuldade de aprendizagem e distração agora se existisse outros detalhes ocorrendo a dúvida faria o encaminhamento ao psiquiatra infantil, sobre a suspeita e assim para fechamento de diagnóstico e o uso ou não de medicação. Na questão familiar indicaria acompanhamento psicológico.

    ResponderExcluir
  4. O que é o TDAH?
    O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD. - See more at: http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html#sthash.eKYzoejF.dpuf

    ResponderExcluir
  5. Quais são os sintomas de TDAH?
    O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas:

    1) Desatenção

    2) Hiperatividade-impulsividade
    O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

    Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos ("colocam os carros na frente dos bois"). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São freqüentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande freqüência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.

    - See more at: http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html#sthash.eKYzoejF.dpuf

    ResponderExcluir
  6. Para compreender as dificuldades do aluno é necessário considerar não só o desenvolvimento que ele apresenta, mas também as condições de reprovação, as condições da dinâmica familiar, a escolaridade da mãe, a condição e trabalho da mãe e a rotina de vida da criança. Esta análise é mais próxima de um diagnóstico explicativo? Sim
    Por quê? Englobou vários itens relacionados ao aluno somente senti falta sobre a questão do contexto escolar, descreve que o aluno tem dificuldade em matemática, escreve com muitos erros e tem dificuldade com a leitura, relaciona que o mesmo é muito distraído, que está cursando a terceira vez a 3ª série. Mas faltou incluir uma descrição sobre o relacionamento com as demais crianças e com o professor e sobre a personalidade do aluno.

    ResponderExcluir